Arrastão Ecológico retira 300 quilos de lixo do leito do rio

Trezentos quilos de lixo foram retirados do rio Piracicaba, durante o 24º Arrastão Ecológico e Campanha Rio Vivo, realizado no fim de semana, para comemorar o dia do rio, celebrado no dia 15 de abril. A prefeitura informou que foram retirados até mesmo pneus, colchões e embalagens do leito. Cerca de 350 pessoas participaram das atividades educativas, informou os organizadores. 
 
O evento foi promovido pelo NEA (Núcleo de Educação Ambiental) da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Pira 21 e ambientalista José Carlos Masson. 
 
“A celebração do Dia do Rio Piracicaba é uma atividade fundamental para estimular práticas sustentáveis pela população em relação ao rio Piracicaba e seus afluentes, principalmente em relação ao descarte correto de resíduos urbano e rural, além de promover a educação ambiental em defesa das águas da bacia do Rio Piracicaba. Além disso, favorece a conservação ambiental e o desenvolvimento do turismo ecológico, objetivos alinhados à Agenda 21 de Piracicaba”, disse o secretário executivo da Pira 21, Josué Adam Lazier, em nota.
 
“Os laços afetivos da população piracicabana com o rio são demonstrados nessa ação, que faz parte do processo contínuo de luta pela conservação da qualidade das águas do rio Piracicaba, que tem influência das ações não só da população de Piracicaba, mas de toda sua bacia hidrográfica”, afirmou a bióloga do NEA, Elizabeth da Silveira Nunes Salles. “Durante mais de duas décadas, retiramos mais cerca de 23 toneladas de entulho das margens do rio com o auxílio dos barcos. É um gesto simbólico, mas meu maior desejo é ver o rio e suas margens limpos o ano todo, livres de lixo e poluição”, disse Masson.
 
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, e o prefeito Barjas Negri (PSDB), destacaram a importância do evento.