Arte, música e flores na 17ª Exposição de Orquídeas

Evento premia sete categorias de orquídeas e é realizado em parceria com o Projeto Guri. (Foto: Amanda Vieira / JP)

A Estação da Paulista recebe hoje, amanhã e domingo a 17ª Exposição Regional de Orquídeas, organizada pelo COP (Círculo Orquidófilo de Piracicaba). A mostra pode ser visitada hoje, das 14h às 20h, no sábado das 8h às 20h, e no domingo até às 17h. A entrada é gratuita, mas o visitante pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições sociais da cidade.

No final de semana, além da variedade de flores expostas pelos associados do COP e colecionadores da região, uma parceria dos organizadores com o Projeto Guri agrega arte ao evento por meio de apresentações musicais com os grupos de Corais, Bandas e Orquestra de Cordas durante a programação do sábado e domingo. É também o Projeto Guri quem organiza a área de alimentação, a qual oferece opções de lanches rápidos, como pastel, fritas, sucos e bebidas, bolos, doces e café, especial por conta da parceria com a Morro Grande.

Durante a exposição, serão selecionadas as melhores orquídeas, das quais sairão as premiadas em sete categorias: Melhor Espécie Estrangeira, Melhor Espécie Nacional, Melhor Híbrido, Melhor Microrquídea, Melhor Espécie Exótica, Melhor Botânica e Melhor Planta do COP. Os visitantes poderão conhecer também, de forma didática, a evolução das orquídeas, desde a sua fecundação até a floração, além da possibilidade de adquirirem flores e acessórios para o cultivo.

De acordo com Rudinei Rasera, presidente do COP, o cuidado com as plantas traz benefícios mentais aos cultivadores. “O cultivo de orquídeas chega a ser considerado uma terapia e que auxilia na diminuição do estresse. Uma orquídea demora de quatro a sete anos para chegar à fase adulta, por isso o cultivo dela é tão interessante”, afirma. “Durante a exposição, quem tiver dúvidas quanto aos cuidados das orquídeas é só procurar os associados do COP, que passaremos as informações solicitadas com o maior prazer”.

SERVIÇO

17ª Exposição Regional de Orquídeas de Piracicaba. Hoje, amanhã e domingo (9), na Estação da Paulista. Entrada gratuita.

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br