Artista piracicabano expõe obras em Nova Iorque

Juliano Silva revela a riqueza da arte Naif brasileira na exposição ‘Plural Realities’. (Foto: Claudinho Coradini / JP)

O artista piracicabano Juliano Silva leva a arte Naif, tipicamente brasileira, a Nova Iorque. A mostra coletiva “Plural Realities”, organizada pela New York International Contemporary Art Society e que inclui obras de Silva, tem abertura marcada para a próxima quinta-feira (08), às 18h, na Saphira & Ventura Gallery. A visitação acontece até o dia 19 de agosto, diariamente, das 13h às 18h. A entrada é gratuita.
Juliano Silva se diz muito feliz pela oportunidade em expor obras de sua autoria na América do Norte. “Meu sentimento pela exposição é uma felicidade única, pois sempre foi um sonho expor em Nova Iorque, o qual estou realizando agora. Tenho exposto meu trabalho em vários lugares do mundo, porém essa mostra marca a primeira de muitas que estão por vir em NY”, declara.

De acordo com os organizadores, a “Plural Realities” (ou Realidades Plurais, em português) tem o objetivo de mostrar diferentes tipos de culturas e como elas podem aparecem na arte. “A mostra coletiva tem como tema a arte Naif brasileira. A coleção exposta revela a cultura e o encanto da arte primitiva do Brasil”, afirma a assessoria do evento.

Para os organizadores, a arte brasileira tem o poder de deixar de lado os preconceitos e os fatos tristes da realidade social do país, ao apresentar um mundo compartilhado por diferentes pessoas, que vivem de forma harmoniosa e dividem o dia a dia de forma simples. As obras Naif presentes na exposição são marcadas pela riqueza de cores, simplicidade das formas e pela poesia ímpar, apresentada como forma de reflexão.

A explicação para a que os trabalhos de Juliano fossem selecionados para fazer parte da mostra estão em sua criatividade. “A originalidade dos trabalhos fizeram com que os artistas como Juliano Silva fossem selecionados pelo conselho curatorial”, diz a assessoria. “A curadora da exposição, Alcinda Saphira, convida para esta oportunidade única de vivenciar uma exposição exuberante. A exposição Plural Realities é um tributo dedicado ao tempo, e ao estilo característico da tradição e costumes brasileiros”.

 

SERVIÇO
Exposição ‘Plural Realities’ de arte Naif recebe obras do piracicabano Juliano Silva. Abertura na quinta-feira (08), às 18h, na Saphira & Ventura Gallery – New York 4W 43 Street, #416. Visitação até 19/08. Entrada gratuita.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br