Artista plástica Alayde expõe Da Argila ao Bronze

Cerca de 30 esculturas metálicas de figuras humanas compõem a exposição Da Argila ao Bronze — da artista plástica Alaídes Puppin Ruschel, a Alayde (pseudônimo) —, a ser inaugurada hoje, às 20h, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra. A mostra poderá ser visitada até 28 de abril, gratuitamente.
 
 
As peças que integram a exposição foram confeccionadas a partir de 1990, com ágatas dendríticas, bronze, bronze patinado, alumínio e latão.
 
 
Conforme Alayde, a produção se inicia com manipulação e modelagem à mão da argila. “Depois, levo na fundição para finalização e determino quais metais serão usados”, relatou.
 
 
Entre as peças expostas está Família, que ganhou primeiro prêmio na categoria escultura na IV Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Roma, em 2002. Com a junção de dois tipos de metais, a obra evidencia a relação entre mãe, pai e filho e o momento de partida. Outros trabalhos presentes na Pinacoteca são Senhora das Rosas e Engenharia Genética.
 
 
SERVIÇO — Exposição Da Argila ao Bronze. Abertura: hoje, às 20h, na Pinacoteca (rua Morais Barros, 233, Centro). Visitação: até 28 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3433-4930.