• As maravilhas do Maranhão
  • As maravilhas do Maranhão
  • As maravilhas do Maranhão
  • As maravilhas do Maranhão
  • As maravilhas do Maranhão

As maravilhas do Maranhão

O Maranhão é considerado o segundo maior estado da região Nordeste do Brasil, fazendo limite com os estados do Piauí, Pará e Tocantins. O Estado é conhecido por possuir a maior diversidade de ecossistemas do país. São praias, floresta amazônica, mangues, cerrado, rios, cachoeiras, lagoas de águas cristalinas e muito mais.

Suas principais atividades econômicas estão voltadas para a indústria, serviço, pecuária e agricultura. Seu nome vem da língua tupi “Mar’Anhan” e significa “O Mar que Corre”.

É bastante procurado por turistas do mundo todo, turistas de diversas idades, gostos e estilos. Afinal, o estado tem muito a oferecer tanto para os aventureiros e amantes da natureza, quanto para os que procuram paz e tranquilidade.

LENÇÓIS MARANHENSES

O Parque dos Lençóis Maranhenses, é o local mais procurado, um dos mais bonitos do estado onde uma imensidão de areias brancas e dunas se encontram em meio a diversas lagoas de águas cristalinas. Uma paisagem de tirar o fôlego. São 155 mil hectares de paisagem deslumbrantes, cheio de dunas com até 40 metros de altura e lagoas de água doce e cristalina.

O Parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único e riquíssimo.

MONUMENTOS HISTÓRICOS

Ainda, há muitos outros pontos turísticos que podem e devem ser visitados no estado do Maranhão. Como a cidade histórica de Alcântara, Capela Nossa Senhora do Desterro, o Delta das Américas, a Floresta dos Guarás e muito mais.

São Luís, a capital do estado, também merece uma visita, já que a cidade possui um centro histórico com lindos casarões antigos, praças, museu, teatro, além das lindas praias.

CHAPADAS DAS MESAS

O Parque Nacional da Chapada das Mesas protege 160.046 hectares de Cerrado nos municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão.

Criado em 2005, este santuário ecológico de 160 mil hectares traz incontáveis espetáculos naturais, exemplares únicos do Cerrado brasileiro.

Os cenários são deslumbrantes, ótimos para fotos de natureza, caminhada e observação de aves raras, já que a vegetação do Cerrado atrai muitas aves da região, formando um verdadeiro berçário de aves.

ALCÂNTARA

Alcântara foi a primeira cidade maranhense tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1948, como cidade-monumento. Cercada por praias, ilhas desertas, serena e tranquila, Alcântara pode se orgulhar de ser também a mais importante cidade histórica da Amazônia.

Todo o centro antigo pode ser visitado a pé. Tão importante quanto apreciar os monumentos é ouvir dos moradores ou guias turísticos locais, as histórias que tornam Alcântara ainda mais encantadora.

(da Redação)