As melhores do Brasil

Piracicaba é uma das raras cidades que tem o orgulho de dizer que tem três empresas entre as melhores do Brasil para trabalhar

Os piracicabanos têm motivos de sobra para comemorar. Anteontem à noite, três empresas de Piracicaba foram agraciadas com prêmios por estarem entre as 150 melhores para trabalhar no Brasil. Em primeiro lugar no ranking ficou a Caterpillar, que recentemente anunciou R$ 55 milhões de investimentos em uma novo prédio na planta industrial em Piracicaba e outros R$ 45 milhões que serão aplicados até o final do ano. Além disso, a Oji Papéis ficou em 19º lugar no ranking na categoria Média Multinacionais, e a Hyundai em 44º na categoria Grandes.

Mas por que esse desempenho é importante? Porque o ranking do Great Place to Work e da revista Época Negócios é disputadíssimo. Para se ter uma ideia, funcionários e gestores de 2.280 empresas de todo o território brasileiro responderam aa entrevistas feitas pelos idealizadores do evento.

Além disso, a premiação é um atestado de que as empresas estão no caminho certo na gestão de pessoas. Esse tipo de ranking também estimula a competição sadia entre os participantes, para que se esforcem ao máximo para galgar postos mais elevados nos próximos anos.

Por coincidência, as três empresas da cidade classificadas são multinacionais. A Caterpillar superou uma rede de lojas que está sempre nesse tipo de lista: o Magazine Luíza. A divulgação desse tipo de classificação também é um incentivo para que as empresas nacionais adotem modelos de gestão mais eficientes de valorização dos funcionários para que também possam, um dia, sonhar em participar de tal premiação.

Mas nesse tipo de ranqueamento, as ações sociais das empresas também são avaliados, bem como o voluntariado, os benefícios monetários e de educação ofertados por essas empresas. Quem é que não gostaria de trabalhar em um ambiente saudável, em que os funcionários estão motivados? Essas empresas vencedoras aprenderam na prática o que todos os especialistas em carreiras dizem: funcionário feliz e bem remunerado são mais eficientes.

E que venham mais prêmios como esse. Piracicaba é uma das raras cidades que tem o orgulho de dizer que tem três empresas entre as melhores do Brasil para trabalhar.

(Claudete Campos)