Associação realiza homenagem a sobreviventes do holocausto no dia 20

Maurício Ribeiro, presidente da Associação Memorial Amigos de Sião (Crédito: Claudinho Coradini)

No dia 20 de janeiro, a Associação Memorial Amigos de Sião e o WJC (Word Jewhish Congress) realizam Cerimônia Memorial em Ação de Graças pelas vidas dos sobreviventes do holocausto nazista e entrega do Certificado Amigos de Sião, para quem colaborou com a Campanha #Weremember 2019. Segundo Maurício Ribeiro, presidente da Associação Memorial Amigos de Sião, essa é a primeira homenagem em Piracicaba aos sobreviventes. “O município tem uma outra data local, em abril, via decreto da Câmara, mas que relembra os que foram mortos, o que traz de certa forma um tom pesado sobre a lembrança. Pela primeira vez vamos agradecer ao Eterno pelas vidas que foram salvas, em uma cerimônia cheia de emoção e significação”, destaca.

O Certificado Amigos de Sião será entregue a três jornalistas, três fotógrafos e uma estagiária de jornalismo, além de empresas e instituições que apoiam o #WeRemember 2019. Pelo Jornal de Piracicaba, receberão o certificado, o fotógrafo Claudinho Coradini e a jornalista Eliana Teixeira.

ASSOCIAÇÃO

De acordo com Maurício Ribeiro, a Associação Memorial Amigos de Sião atua informalmente há dois anos, promovendo ações de apoio ao Estado de Israel e à cultura judaica na cidade, por meio de exposições de arte e eventos. “Além de trabalhar nas mídias digitais combatendo e denunciando o antissemitismo. Somos um braço do Word Jewish Congress em Piracicaba”, completa.

WJC

A WJC (World Jewhish Congress) é uma organização de combate ao antissemitismo, com sede em New York. Dirigido pelo presidente Ronald Lauder, o Comitê Executivo se reúne regularmente para conduzir os assuntos da organização. “A WJC tem braços de trabalho em todos os continentes e se ocupa ainda em fortalecer as comunidades judaicas por todo o mundo, incentivando a identidade dos judeus em seus mais diversos contextos locais”, explica Ribeiro.

(Eliana Teixeira)