Atenção: cães têm depressão

Assim como os humanos, cães podem sofrer com transtornos emocionais e os tutores devem ficar atentos aos sintomas. (Fotos: Freepik)

Tristeza e depressão são sentimentos muito debatidos sobre suas origens e assim como os humanos, os cães também podem sofrer desses sentimentos e transtornos emocionais como: estresse, ansiedade e até depressão.

Na maioria dos casos esses tipos de transtornos acontecem devido a fatores externos, tais como ambientes inadequados e mudanças na composição familiar ou na rotina. “Os transtornos emocionais dos cães ocorrem desde a falta de algum nutriente no organismo, por questões de estilo de vida, quando nasce um bebê ou morre alguém na família, alguma troca de horário no trabalho, impactando no tempo do dono em casa”, informa a veterinária Consuelo Martin Ferreira.

Assim como os humanos, cachorros também manifestam sintom a s q u e n o primeiro momento soa como malcriação, mas na verdade pode ser o início de um problema maior.

AGRESSIVIDADE

Apesar de algumas espécies serem naturalmente mais agressivas como Chow Chow, Husky Siberiano e Pinscher, uma agressividade repentina ao latir, mostrar os dentes ou morder membros da família pode ser um sintoma de irritação ou estresse. “Para desestressar os ‘bichinhos’ é muito importante resgatar uma rotina diária de caminhada e de preferência que ele fi que livre para explorar o ambiente que ele está”, recomenda Consuelo.

ALIMENTAÇÃO

Não comer por um dia já é sinal de algo errado, mas deve fi car atento, a seletividade do animal é diferente da recusa total de qualquer alimento.

AUTOMUTILAÇÃO

Gatos lambem-se como forma de higiene, porém os cães não têm este comportamento frequente. Lamber um só local pode gerar feridas e gatilhos de ansiedade. “Neste caso, é bom o dono prestar atenção em alguns comportamentos perfeccionistas, a automutilação pode ser provocada por outros fatores, assim como podem ser refl exo de ações dos tutores. Então, vale uma atenção redobrada dentro de casa”, aconselha a veterinária.

BRINCADEIRAS

Jogar bola, correr com o animalzinho são atividades saudáveis, mas existem brincadeiras que podem deixar o animal ansioso como brincadeiras que fazem o cão rosnar, querer se afastar ou se encolher, não são saudáveis e podem afetar o humor do animal.

Larissa Anunciato
[email protected]