Atendimento no Poupatempo Municipal é alvo de reclamações

O administrador João Rafael Pereira reclama do atendimento e da infraestrutura oferecidos pelo Poupatempo Municipal de Piracicaba. Ele contou que levou três horas e meia para conseguir retirar o cartão SUS (Sistema Único de Saúde) da sua filha. Além do tempo de espera, que ele considera muito, o usuário reclamou da estrutura do prédio da unidade localizada na avenida Armando de Salles Oliveira.
Pereira atribui o tempo de espera a um usuário que desistiu de aguardar e passou a senha para ele. “Não fosse isso eu demoraria mais do que as três horas e meia”, afirmou.
Enquanto aguardava pelo atendimento ele contou que passou a observar o local e ficou surpreso com a falta de assentos, sobretudo para os idosos. “Eu estava sentando, mas fui cedendo meu assento para idosos e mulheres com criança e acabei sentando no chão”, contou. Outro problema apontado por ele é o aparelho de ar condicionado instalado em cima da porta da entrada. “Fica pingando água direto na cabeça das pessoas, tem idosos ali e isso pode provocar um acidente”, alertou. “Para a prefeitura fazer melhorias no serviço não creio que fica tão oneroso”, falou.
Por meio da assessoria de imprensa, a prefeitura informou que a demora para a confecção do Cartão SUS está acontecendo devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde, onde os dados dos pacientes são cadastrados. O Governo Federal está unificando seu banco de dados, o que provoca excessiva lentidão no atendimento em todo o país. Por isso, em Piracicaba, estão sendo realizados mutirões para Cartão SUS aos sábados, quando o sistema está mais rápido devido ao baixo acesso neste dia da semana. Estão planejados mais dois mutirões para os próximos dois sábados consecutivos. Quanto a falta de assento , a assessoria informou que as pessoas mais idosas, que precisam de consulta oftalmológica, chegam muito cedo, mesmo antes da agência abrir. Mas o atendimento para oftalmo inicia apenas às 10h.
Beto Silva
4 Comentários
Vanessa Alencar
20 de março de 2019 de 11:09Acho que o mais importante e que deveria ter sido pontuado na notícia é a falta de funcionários, observando que em diversos momentos há apenas um funcionário no atendimento dos guiches, e um funcionário para agendamento dos exames. E isso sim é a causa. Se falta cadeiras é porque há demanda que a unidade não supre, se falta agilidade certamente falta pessoas. A péssima estrutura da unidade vai além de um ar condicionado, é visível o abandono e total desperdício do dinheiro público. Descaso com a população.
RONIVALDO NOLASCO
20 de março de 2019 de 11:48Falta consideração estivemos 3 vezes para fazer cartao do sus sem sistema atendimento péssimo outra coisa recem nascido tem prioridade mas se chegar 5 recen nascido passa todos na frente nao usa guiche preferencia usa todos guiches para atenfer deixa gente para tras tem melhorar muito ate citado ar condicionado
Raquel Sousa
20 de março de 2019 de 12:47Um absurdo, minha mãe chegou nesse lugar as 8:30 da manhã e só saiu às 16:00 esperando um agendamendo de consulta. Sem almoço, sem café da manhã e correndo o risco de não ter vaga para cirurgia como muitas pessoas que ficaram todo esse tempo e não obteve êxito em sair com um agendamendo. Pouco caso com a população.
cley scholz
21 de março de 2019 de 18:29O Programa Poupatempo esclarece que as reclamações referem-se à central de atendimento da Prefeitura de Piracicaba, e não ao Programa Poupatempo, central de atendimento ao cidadão do Governo do Estado de São Paulo, situado à Praça José Bonifácio, 700, cujo índice de aprovação dos usuários é de 98% de ótimo e bom segundo a pesquisa mais recente.