Ator piracicabano integra 3ª temporada de 3%

Fernando viverá Xavier, responsável por apresentar a nova comunidade, chamada de A Concha (Foto: Divulgação)

A série 3%, exibida pela Netflix, é uma das produções nacionais atuais com maior alcance de público ao redor do mundo. Em levantamento realizado pelo streaming em 2017, 3% foi a segunda série assistida por mais horas seguidas no mundo.

Tanto sucesso tem um forte toque piracicabano, já que uma das diretoras da produção, Dani Libardi, é nascida na cidade, e agora, para a terceira temporada da série, o ator Fernando Rubro, também de Piracicaba, integra o elenco.

Ainda está caindo a ficha”, diz Rubro sobre atuar em 3%. “Quando comecei a gravar, foi tudo muito rápido, e existe também muita autocrítica por conta de ser a primeira vez que realizo um trabalho para audiovisual”.

A série 3% retrata um universo pós-apocalíptico em que o planeta está devastado. No Brasil, a maior parte da população sobrevivente vive miserável no Continente, local onde há falta de água, comida e outros recursos.

Quando completa 20 anos de idade, todo cidadão tem direito de passar pelo Processo, uma seleção por meio da qual se ganha direito de viver no Maralto, um lugar de riqueza e abunância. Apenas 3% dos participantes são aprovados no Processo, o qual testa seus limites físicos e mentais.

O personagem interpretado por Fernando é Xavier, responsável por apresentar aos fãs a nova comunidade que a temporada explorará, conhecida como A Concha. Esse local é uma alternativa à pobreza do Continente e às restrições elitistas do Maralto. Xavier ainda não passou pelo Processo, já que acaba de completar seus 20 anos.

Fernando começou a se envolver com arte na adolescência, frequentando aulas de canto na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), e aos 15 anos passou a praticar teatro, primeiramente apenas como hobbie. O ator integrou o elenco da Paixão de Cristo por cinco anos, até decidir, em 2017, aos 21 anos, dedicar-se integralmente à atuação.

Rubro mudou-se para São Paulo e lá estudou teatro. Cadastrou-se em bancos de dados de produtoras e não desistiu, mesmo após muitas respostas negativas em diversas seleções de elenco. “Essa profissão é isso, e acho que a vida também: não desistir nunca, continuar”, afirma o profissional.

Em 2018, durante a triagem de novos atores para a terceira temporada de 3%, Fernando foi convocado para as etapas de testes e passou em todas. “No dia da resposta final, eu acabei indo para o médico com uma crise de ansiedade por conta da espera. Recebi a ligação com a resposta positiva e ainda bem que eu já estava no hospital”, conta ele aos risos.

A terceira temporada de 3% estreia na Netflix no dia 7 de junho, e Fernando atiça a curiosidade dos fãs. “É muito gratificante ver o meu trabalho indo para o mundo todo. Os fãs podem esperar muitas surpresas e reviravoltas”, revela.

Mariana Requena