Aves do sudeste em retratos no Martha Watts

arte “Entre Aves” terá 40 fotografias de Flávio Moraes. (Foto: Amanda Vieira/JP)

A exposição “Entre Aves”, do fotógrafo piracicabano Flávio Moraes, será aberta, hoje, às 19h, na Sala Monet do Cultural Martha Watts. Registradas em diferentes cidades dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, as fotografias tem curadoria de Paulo Altafin. A entrada é gratuita, com visitação até dia 26.

“Entre Aves” terá 40 fotografias feitas por Moraes ao longo dos últimos quatro anos e que retratam pássaros como o Surucuá-variado, muitos beija-flores, além de corujas, tucanos e outras espécies. “A exposição reúne espécies raras e algumas até mesmo em extinção. Para conseguir fotografá-las, foi necessário estudar os hábitos desses pássaros, até para entender o seu universo. É um trabalho minucioso, que vai muito além de um simples clique“, disse Moraes.

Além de cidades como Parati e Angra dos Reis (RJ), Bofete, Gália, Monte Alegre do Sul, São Luiz do Paraitinga, Dourado, Peruíbe e Tapiraí (SP), os registros foram feitos em grande parte em Piracicaba, com destaque para o bairro rural do Tanquã. “Acho que com a fotografia conseguimos conversar sobre a preservação e meio ambiente”, ressaltou.

Medindo de 20X20cm ou atingindo 90cm de largura, as fotografias ficarão dispostas em diversos tamanhos, além de um registro disponibilizado em metacrilato – processo por meio do qual uma imagem é embutida entre duas placas de acrílico, um termoplástico transparente e resistente.

TRAJETÓRIA — Flávio Moraes é bacharel em fotografia pelo Centro de Comunicação e Artes do Senac/SP. É fotógrafo de música, teatro, e trabalho paralelo com fotografia de natureza, principalmente aves. Por meio de parceria com os artistas Fernando Saiki, Lourenço Mutarelli e Olavo Costa, desenvolveu um projeto de HQ que mistura fotografia, cinema e artes gráficas.

SERVIÇO — Exposição fotográfica ”Entre Aves“, de Flavio Moraes e curadoria de Paulo Altafin. Abertura hoje, às 19h, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1257, Centro. Visitação até 26 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

(Ana Caroline Lopes)