Baixa adesão faz Saúde ampliar postos de vacinação

campanha Mais de 40 postos de vacinação serão disponibilizados durante mutirão. (Amanda Vieira /JP)

A Secretaria Municipal da Saúde realiza amanhã (18) seu terceiro Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, para imunização de crianças de 1 a menos de 5 anos, o segundo na área urbana. Devido a baixa adesão, diferente do primeiro Dia D – quando 16 postos de saúde ficaram abertos – a Prefeitura vai disponibilizar 44 postos de vacinação, das 8h às 17h. A intenção é vacinar 18 mil crianças ao longo da campanha.

Segundo a Prefeitura, todas as crianças devem ser vacinadas, indiscriminadamente, mesmo aquelas que já tenham registro na carteirinha dessas vacinas.

De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Mello, é de extrema importância que as mães e os pais se sensibilizem e levem seus filhos para serem imunizados contra essas duas doenças. “A única forma de prevenir com segurança a poliomielite e o sarampo é a vacinação. Ambas são doenças graves”, enfatizou.

A preocupação do secretário é com a baixa adesão da população à campanha. Até o momento foram vacinadas apenas 20% do público-alvo. “Estamos muito abaixo da meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% das crianças de 1 a menos de 5 anos”, observou Mello. De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 11 de agosto foram aplicadas 3.788 vacinas contra poliomielite e de 3.693 contra o sarampo.

Para as crianças acima de 5 anos, adolescentes e adultos a vacinação acontece na rotina. A vacinação contra a poliomielite é feita aos 2, 4 e 6 meses de vida (pólio inativada), sendo necessários 2 reforços (pólio oral). Quanto ao sarampo, a vacina aplicada é a SCR (protege contra sarampo, caxumba e rubéola). As pessoas com até 29 anos precisam ter 2 doses da SCR. Para pessoas acima de 30 a 58 anos, apenas 1 dose.

POSTOS – Estarão abertos para o Dia D da campanha os seguintes postos de vacinação: As UBSs do Centro, Independência, Alvorada, Jupiá, Planalto, Ártemis, Balbo, Paulicéia, Caxambu, Esplanada; as USFs do Cecap, São Francisco, Chapadão I, Terra Rica, Tupi, Itapuã II, Jaraguá I, Jardim Vitória, Tatuapé I, São José, Kobayat Líbano, Paineiras, Jardim das Flores, Monte Líbano I e II, Boa Esperança II, IAA I, Parque Orlanda, Algodoal, Bosques do Lenheiro II, Gilda, Mario Dedini I e II, Santa Rosa II, Vila Fátima, Costa Rica, Jardim Oriente, Astúrias, Serra Verde; e os Crabs de Santa Teresinha, Vila Sônia, Vila Rezende, Piracicamirim e Vila Cristina.

(Felipe Poleti )