Balangandança Cia. apresenta o espetáculo Presente! Feito da Gente

Companhia fará uma oficina e vai priorizar a geração de conhecimento para educadores e artistas. (Foto: José Romero)

Após cumprir temporada bem-sucedida em São Paulo, o espetáculo Presente! Feito da Gente, da premiada Balagandança Cia., faz duas apresentações gratuitas em Piracicaba, no Teatro do Engenho, dia 31 de maio, sexta, às 10h e às 14h. Criado em São Paulo, em 1997, pela diretora Georgia Lengos, o grupo é pioneiro em fazer dança contemporânea para o público infantil no País, e conquistou duas vezes o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).
O lúdico é a base para composição coreográfica. O resultado deixa a plateia com os olhos grudados no tablado. “As imagens geradas pela dança despertam a criatividade no espectador, abrindo espaço ao vasto mundo do imaginário e do brincar. Não é preciso um brinquedo nem um colorido para seduzir a criança. Os objetos cênicos de Presente! Feito da Gente relacionam-se a elementos da natureza e ao universo do simbólico. Não são recicláveis nem compráveis”, fala a diretora Georgia Lengos.
A trilha sonora proposta pela direção fez-se acompanhado de o processo de criação. Com a presença de uma sonoplastia que reforça a ambiência a partir dos sons da natureza, como do mar e do vento, tem composições de Ciro Godoy, Clara Gouvêa e Coré Valente com instrumentos de percussão para fazer uma referência às pedras e com rabeca em alusão ao ato de desenhar na areia. Editada por Pipo Pegoraro e Georgia Lengos evoca elementos de paisagens naturais e brincadeiras de criança. Na seleção, Lajedo (de Caio Padilha), Pirulito que Bate-bate e Roseira (de Ricardo Hertz), Soprax (de Coré Valente) e Chamego da Rabeca (de Aglaia Costa).
O processo criativo contou com as provocações de Gandhy Piorski (artista, educador e pensador da infância) e Dafne Michellepis (bailarina e educadora). Joyce Drummond responde pelo desenho de luz.

 

OFICINA
Referência na área, a companhia prioriza a geração de conhecimento para educadores e artistas. Na próxima quinta (30), às 18h30 e 21h30, no Teatro do Engenho será realizada a oficina teórico-prática gratuita Corpo, Imaginário e Movimento para educadores, artistas, estudantes e interessados na infância/corpo/movimento. A atividade, que aborda os processos criativos da Balangandança Cia., convida o participante a vivenciar possíveis relações entre corpo natureza e imaginário, tendo como premissa a importância do movimento e do brincar na formação da criança. O corpo é visto integralmente e imerso em uma relação de trocas constantes consigo e com o ambiente. Serão abordados temas como a importância do corpo e do movimento na formação da criança; a brincadeira e a dança; ludicidade; o corpo: as partes e o todo; os espaços físico, imaginário e emocional; corpo e/é /na natureza. As inscrições podem ser feitas via carta de interesse para o e-mail [email protected]
SERVIÇO
Oficina Corpo, Imaginário e Movimento, quinta (30), às 18h30 e 21h30. Teatro do Engenho. avenida Maurice Allain, 454, Telefone (19) 3413-8526. Grátis. 25 vagas. Inscrições via carta de interesse para o  e-mail [email protected] Público-alvo: Educadores, artistas, estudantes e interessados na infância/corpo/movimento. Duração:  3 horas.

Espetáculo Presente! Feito da Gente, sexta (31), 10h e 14h, no Teatro do Engenho. Telefone (19) 3413-8526. Grátis. Livre.

 

(da Redação)