Bancos lideram queixas entre consumidores

A principal queixa dos consumidores de Piracicaba é quanto ao atendimento de instituições financeiras. A informação foi divulgada esta semana pelo procurador geral do município e responsável pelo Procon, Milton Sérgio Bissoli. As reclamações predominantes e mais comuns são por envio indevido de cartão, cobrança de taxas abusivas, entre outras, também oferecidas por bancos e agências de crédito.
 
Para aconselhar a população sobre seus direitos, o Procon Piracicaba realiza hoje — no Dia do Consumidor — ação orientativa no TCI (Terminal Central de Integração), das 8h30 às 16h, com entrega panfletos, tira-dúvidas e explicações sobre como proceder nas reclamações. “Depois da criação do Código de Defesa do Consumidor, melhorou muito o contato entre o consumidor e o empresário. Hoje temos menos reclamações ou ações na Justiça, pois os cidadãos sabem dos seus direitos e da aplicabilidade da lei”, disse Bissolli.
 
Em uma breve comparação, o responsável pelo Procon da cidade lembrou que o número de simples consultas — ou atendimentos — foram 14.200 em 2016 e de 12 mil em 2017, onde, em ambos os anos, 70% dos problemas foram solucionados a partir destas consultas. “O órgão é mais orientativo do que punitivo, porém, não deixamos de fazer nossas operações de rotina ao longo do ano, sendo a mais recente a de produtos de Páscoa, que termina amanhã. Exemplo disso é que o número de ações do Procon cresceram de 914, em 2016, para mais de 1.100 em 2017. Quando orientamos consumidores e empresários, o número de reclamações e consultas tendem a diminuir”, afirmou.
 
Bissolli lembrou que no ano passado foram 278 fiscalizações especiais, que geraram 158 autos de infração. “A data de hoje deve ser enaltecida pelo consumidor e também pelos estabelecimentos comerciais, pois todos têm aprendido a se respeitar na hora de comprar e vender alguma coisa”, completou. “Além da ação de hoje, ao longo do ano teremos outras, principalmente aquelas que visam esclarecer comerciantes sobre as alterações em leis ou novidades dentro de algum segmento.”
 
O Procon Piracicaba atende a população no prédio do Centro Cívico, no térreo 2, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h30. “É importante lembrar que além deste posto de atendimento físico, nós temos o canal telefônico 151 para denúncias e orientações. O Procon tem sua credibilidade respeitada na cidade devido às constantes ações”, reforçou.