Banda Zaíra realiza show no largo dos Pescadores

show Processo de criação do grupo foi em estúdio perto do rio. (Claudinho Coradini /JP)

 

show
(Claudinho Coradini /JP)

A Banda Zaíra realiza hoje às 20h30, no largo dos Pescadores, show da turnê do novo álbum ‘Levanta, Sacode e Dança’. O quarto álbum da banda tem uma pegada diferente. Na composição das músicas, o sexteto resgata as raízes de um forró popular, genuíno, mesclando-o com nuances de modernidade e psicodelia. No álbum, Zaíra compõe inovações rítmicas, instrumentais e sonoras.

O conjunto sai em turnê com shows gratuitos, financiados pelo ProAC SP (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo). Em seu novo disco, a banda Zaíra inventa novos formatos e une o moderno com o tradicional. Entre os instrumentos usados estão ‘percurteria’ (bateria tocada de pé com percussão afro-brasileira) e faísca (guitarra feita em caixa de charuto, adaptada pela Zaíra para o cavaco).

“O processo de criação foi na cidade, em um estúdio ao lado do rio, que nos inspirou e ajudou muito na composição” contou Matheus, o contrabaixista. “Uma coisa muito especial nesse CD é que ele foi produzido pela própria banda, e isso é muito gratificante. Nosso forró tem temperos universais”, ressaltou Beibe, o vocalista, que compôs a maioria das músicas.

“Tem uma música no CD que chama ‘dance’, que é o pilar da nossa proposta. Você dançar, vestir-se e viver da maneira que achar melhor. ‘Dance’ tem uma importância muito grande no disco justamente por essa liberdade explícita e aceitação”, revelou Matheus.

“Esperamos passar uma energia boa para o público na beira do rio, que é um local muito especial para todo mundo. A ocupação de espaços públicos com arte é muito importante” afirmou Beibe. O grupo é formado por Beibi (zabumba e vocal), Rafa Virgolino (sanfona), Diego (triângulo), Rafinha (cavaco, violão tenor, banjo), Matheus (contrabaixo) e Maicon (percussão, bateria e viola).

SERVIÇO -Show da Banda Zaíra hoje, às 20h30, no largo dos Pescadores (Rua Moraes Barros, 58). Entrada Gratuita. Informações: 11 98042-7989.

(Raquel Soares)