Bariloche, a queridinha dos brasileiros

Cidade no oeste argentino é conhecida por suas atrações de inverno e esportes radicais, além de sua badalada vida noturna. (foto: PVS’s Pictures)

Um dos principais destinos de inverno na América do Sul, a turística cidade de San Carlos de Bariloche, mundialmente conhecida apenas como “Bariloche”, na vizinha Argentina, é a queridinha dos brasileiros desde a década de 60, tanto que um dos carinhosos apelidos da cidade é “Brasiloche”. Suas famosas estações de esqui, aliada com a vibrante vida noturna e a simpatia dos moradores explicam o porquê da fama e te farão ir para a Argentina nas próximas férias.

Uma das principais atrações de Bariloche são as suas fantásticas montanhas, em que os visitantes podem aproveitar para esquiar, seja com ski ou snowboard. A Cerro Catedral é uma excelente opção, já que está distante apenas 19 km da cidade e fica no Parque Nacional Nahuel Huapi, sendo um dos primeiros centros de ski da América do Sul. O local contém 53 pistas, porém de diferentes níveis de dificuldades, adequados para os iniciantes, intermediários e profissionais. Se o turista quiser ficar mais perto da montanha, sem precisar se deslocar da cidade, ele pode optar por ficar em um de seus hotéis, já que o local também conta com um pequeno comércio, mercadinho, restaurantes e lojas de aluguel de equipamentos.

Além de aproveitar as atividades relacionadas aos esportes de inverno, Baroliche, conhecida como a capital argentina da aventura, têm diversas opções para seus visitantes. como mergulho, cavalgada, arvorismo, escalada, caiaque, kitesurf, mountain bike, navegação, parapente, pesca esportiva, rafting, albergues de montanha, stand up paddle, stand up rafting, trekking e canionismo.

A Catedral Nuestra Señora Nahuel Huapi é a principal atração religiosa, já que é o templo católico de San Carlos de Bariloche e também a diocese sufragânea da Arquidiocese de Bahía Blanca. Projetada pelo arquiteto Alejandro Bustillo, e sua construção estilo neogótico, tem formato de cruz latina na qual exibe grandiosos muros de pedra branca, belíssimos vitrais desenhados e um gigante campanário (torre em que ficam os sinos) de 69 metros de altura.

Quando o sol se põe, a diversão não termina nesta maravilhosa cidade argentina, já que sua vida noturna é agitada e interessante, com diversas opções de baladas, pubs, restaurantes, entre outros. Para os amantes de cerveja, Bariloche é o lugar certo, já que contém cerca de 25 empreendimentos cervejeiros, entre fábricas e bares, e cada um elabora um tipo de cerveja diferente. A cerveja artesanal é famosa na região, já que há aproximadamente um século a especiaria é recorrente no local, mas ultimamente as propostas se multiplicaram. A matéria-prima é de excelente qualidade, combinada com métodos tradicionais e antigas receitas europeias, dá uma identidade única e inigualável para a bebida local, que atrai turistas do mundo todo.

Mauro Adamoli
mauro.adamoli@jpjornal.com.br