Batismo de Jesus Cristo

A Igreja celebra, neste domingo, a festa do Batismo de Jesus, que encerra o tempo litúrgico do Natal. O batismo marca o fim da vida silenciosa de Jesus, inaugurando seu tempo de ministério público. É mais uma “epifania” (manifestação), pois Jesus é apresentado como Filho de Deus.

O evangelho (Lc 3, 15-22) registra uma forma de batismo realizada por João Batista. Era a porta de entrada daqueles que quisessem assumir uma vida nova. Jesus se deixa batizar no meio dos pecadores. Embora não tenha pecado, quer ser solidário com o povo que Ele vem libertar, por isso pede a João para ser batizado.

Assim, Ele quer cumprir toda a justiça, isto é, o plano de salvação de Deus. Ele é o Servo apresentado na primeira leitura (Is 42, 1-7) que tem a missão de ser a luz das nações para abrir os olhos aos cegos, tirar do cárcere os prisioneiros e da prisão aqueles que vivem nas trevas.

O batismo de Jesus é o despojamento de sua grandeza divina e, ao mesmo tempo, a manifestação de sua missão, pois Ele executará o projeto do Pai. “Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E, estando Ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu em forma de pomba. E veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado, em ti ponho minha afeição.”

A liturgia deste domingo também recorda nosso batismo, o sacramento que nos coloca diante da grandeza de nossa vocação cristã e nos introduz no mistério da Santíssima Trindade, em nome de quem fomos batizados. O batismo nos mergulha no coração do mundo e nos faz irmãos de cada ser humano. O Espírito, que em nós foi derramado, aquece-nos e torna-nos capazes de assumir todas as esperanças humanas.

O batismo cristão não significa meramente o perdão dos pecados. É a participação no batismo de Cristo e na sua missão. Ser batizado é tornar-se servo do Senhor com Cristo, o Servo por excelência.

Igreja em notícias

TRANSFERÊNCIAS – Como ocorrem todos os anos, o bispo diocesano Dom Fernando realizou transferência de párocos em diversas paróquias que compõem a Diocese de Piracicaba. Essas mudanças sempre ocorrem dentro do território diocesano. Para este ano serão feitas oito mudanças, em paróquias de Piracicaba, Capivari, Saltinho, São Pedro e Santa Bárbara d’Oeste. As missas de posses acontecerão durante os meses de janeiro e fevereiro. Confira as datas e horários no site da diocese www.diocesedepiracicaba.org.br ou na edição de dezembro/2018 do jornal “Em Foco” distribuído em sua paróquia.

TEOLOGIA – Estão abertas as matrículas para o Curso Diocesano de Teologia. Os interessados devem procurar o Centro Diocesano de Pastoral e preencher a ficha de inscrição. Para o próximo ano são oferecidas 150 vagas. A taxa de inscrição é de R$ 50,00. O pré-requisito para participar do curso é ter concluído o Ensino Médio. A aula inaugural está marcada para 6 de fevereiro, às 20h. Mais informações sobre o Curso Diocesano de Teologia podem ser obtidas na Cúria Diocesana, localizada na avenida Independência, 1146, bairro Higienópolis, no horário das 13h às 17h, ou pelo telefone (19) 2106-7577, com Silvia.

ENFERMO – “Recebestes de graça, dai de graça”. Este trecho do Evangelho de Mateus é o tema da mensagem do Papa Francisco para o 27º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado em 11 de fevereiro. O texto foi apresentado na terça-feira, 8, pela sala de imprensa da Santa Sé. Com esse tema, Francisco explica que o caminho mais credível de evangelização são gestos de dom gratuito, como os do Bom Samaritano. O dom, segundo ele, deve ser colocado como paradigma capaz de desafiar o individualismo e a fragmentação social dos dias atuais, numa atitude contra a cultura do descarte e da indiferença.

CF 2019 – Tendo como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27), a Campanha da Fraternidade de 2019 será lançada oficialmente na Quarta-feira de Cinzas, em 6 de março e prossegue durante todo o ano. Como acontecem todos os anos, haverá na Diocese de Piracicaba no mês de fevereiro encontros de formação sobre a CF nas regiões pastorais. Todos os agentes de pastorais são convidados a participar deste momento de reflexão e compartilhamento do tema/lema da campanha. Os encontros serão coordenados pela Equipe Diocesana da CF e ocorrerão nas seguintes datas: 5/02 (Região São Pedro); 7/02 (Região Capivari); 12/02 (Região Santa Bárbara); 14/02 (Região Rio Claro); 19/02 (Região Piracicaba 3); 21/02 (Região Piracicaba 2) e 26/02 (Região Piracicaba 1).

CALENDÁRIO – Já estão disponíveis no site da Diocese o “Calendário Diocesano” e o “Calendário de Encontro de Preparação para Vida Matrimonial”. Para conferir todas as informações é preciso acessar o site www.diocesedepiracicaba.org.br