Bebel é pré-candidata a deputada estadual pelo PT

Deputada Federal Bebel defende implementação do plano estadual de educação. (Claudinho Coradini/JP)

Nascida em Piracicaba, no distrito de Ártemis, a professora e sindicalista Maria Izabel Azevedo Noronha conhecida como Bebel da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) está em pré-campanha a uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Ela disse que pretende ser a representante dos professores junto ao governo do Estado.

Bebel foi recepcionada por uma comitiva de militantes do PT de Piracicaba e cumpriu agenda de visitas, uma delas à redação do Jornal de Piracicaba. A pré-candidata disse estar feliz e que ter seu nome cotado pelo partido “é o reconhecimento de um trabalho feito em prol da Educação durante muitos anos”. “O professorado sempre teve representação da Alesp, porém, há oito anos não temos uma cadeira e, neste período, as demandas para a educação estadual foram muito intensas e de um trabalho muito grande para garantir os direitos dos professores e um ensino de qualidade”, disse.

O PT de São Paulo realizará sua convenção estadual no próximo sábado (28), a partir das 9h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos da capital. “Além dos nomes de candidatos a deputados federal e estadual, o partido deve confirmar nomes como o do pré-candidato ao governo, o ex-ministro Luiz Marinho, e dos políticos Eduardo Suplicy e Jilmar Tatto, ambos ao Senado. Devido a discussões das alianças partidárias ainda não temos um nome para vice do Marinho, mas temos um tempo para definir isso, estamos num momento importante”, ressaltou Bebel.

De acordo com a pré-candidata, o Estado precisa de uma mudança “já que os últimos 24 anos foram de governos tucanos (PSDB)” o que resultou em “diversos problemas à população”. “Não é possível ver avanço político ao longo desse tempo. Tivemos uma política de desoneração, ou seja, recusamos receber impostos de grandes empresas e essa arrecadação tem feito muita falta na área da Saúde e Educação. Além disso, é preciso mostrar à população o que é ser um deputado, que a Assembleia não é um santuário de políticos, mas sim a casa do povo. Isso nós mostramos com o movimento sindical que conseguiu, após muita luta, obter reajuste de 7% no salário dos professores da rede”, afirmou. Ainda disse que é importante implementar “de forma plena” o Plano Estadual da Educação sugerido pela Apeoesp.

“Começamos uma vaquinha online e tivemos um número grande de adesões, o que me surpreendeu, além deste apoio das pessoas que simpatizam com meu nome para as eleições, temos 30% do fundo partidário que deve ser usado exclusivamente pelas mulheres. A participação dos militantes na arrecadação de fundos para a campanha é importante e mostra cada vez mais que o povo quer participar cada vez mais da política”,ressaltou.

(Felipe Poleti)

 

O Jornal de Piracicaba está publicando matérias com todos os candidatos a deputado estadual e federal, cujo domínio eleitoral seja a cidade de Piracicaba. Isso para obedecer ao Princípio da Isonomia e não privilegiar a exposição de um candidato em detrimento a outro.