Belize possui belezas únicas e fantásticas

San Pedro possui praias exuberantes, enquanto que Belmopã tem uma flora diversificada. (foto: kingdom of rentals)

Banhada pelo belíssimo Mar do Caribe, Belize fica espremido no norte da América Central, fazendo fronteira com o sul do México e o leste da Guatemala. Por não pertencer ao Caribe o belo país é frequentemente esquecido pelos turistas, que optam por destinos mais famosos. O que a maioria não sabe, é que o Belize tem belezas naturais deslumbrantes, praias cristalinas, uma vida selvagem exuberante e uma cultura diversificada, não ficando atrás de nenhum famoso destino caribenho.

San Pedro fica na ilha de Ambergris Cayeé. (foto: Anton Rogozin)

SAN PEDRO

Por fazer fronteira com outros países, o Belize em si não é uma ilha, porém possui diversas ilhas deslumbrantes, como a ilha Ambergris Caye, em que fica a cidade de San Pedro. O local é maravilhoso, tanto que foi inspiração para a música “La Isla Bonita”, da cantora pop Madonna.

A cidade faz por merecer esse título, já que é banhada pelo exuberante mar do Caribe, além de ter uma rica fauna e lindíssima fl ora. As principais praias são a Boca Del Rio, que conta com uma linda colina de corais, canais de areia e o mar cristalino, em que é possível observar as tartarugas. A praia Central Park também merece uma visita, com a beleza do mar azul e da areia branca.

A Praia Secreta tem esse nome em razão do caminho que os visitantes devem percorrer até ela, já que a estrada tem pedregulhos e buracos e a maioria pensa que não vale a pena. Porém, quando se chega, a vista é deslumbrante.

Belmopã possui uma rica história maia. (foto: Camille Auble)

BELMOPÃ

Capital do Belize, Belmopan não atraí tantos turistas quanto San Pedro, porém possui atrações únicas, que não podem ficar fora do seu roteiro de viagens. Conhecida como “Cidade Jardim”, em razão da sua diversificada flora, o local vem se desenvolvendo com incentivos do governo. A Praça da Independência, localizada no ponto central do país, na qual contém os principais prédios públicos e históricos.

Para conhecer Belmopan, é importante que o visitante entenda a história do país. Para isso, relíquias e peças maias podem ser vistas no Departamento de Arqueologia. Outra atração imperdível é o Parque Nacional Guancaste que, com sua vegetação exuberante e biodiversidade preservada atrai muitos visitantes.

Belize não é muita conhecida dos turistas, mas seu litoral é belíssimo (foto: Bill B)

CIDADE DE BELIZE

Maior cidade do país, a Cidade de Belize (Belize City) fica no centro leste do país, com apenas a sua parte leste ligada ao país, enquanto que o mar do Caribe abastece as belíssimas praias do local. Além do destino praiano, o local contém a St. John’s Catedral, a igreja anglicana mais antiga da América Central, além de possuir a única ponte móvel manual do mundo, ideal para uma cidade portuária. No seu extremo leste, os visitantes podem conferir uma verdadeira maravilha do mundo, o “Great Blue Hole”, uma enorme caverna submarina no atol de Lighthouse Reef. Possui 300 metros de diâmetro e 108 de profundidade. Para os turistas, as opções vão de fazer um cruzeiro por cima da caverna, mergulhar em meio às espécies que lá vivem ou fazer sky diving acima do Blue Hole e vê-lo do céu.

Mauro Adamoli
[email protected]