Bem-vindo ao Enem

Felipe Poleti

 É importante lembrar aos que costumam se atrasar para seus compromissos, que domingo também é dia de ajustar os relógios, pois começa a valer o Horário de Verão

Este domingo (4), é um dia importante para muitos estudantes que pretendem cursar o ensino superior a partir de 2019. É o dia da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), uma das principais portas de acesso à universidade no Brasil. Por ser tão importante, é necessário que os estudantes também estejam com a mente preparada para a execução da prova, tendo em vista que professores, médicos e especialistas afirmam ser melhor se concentrar para a prova que estudar na véspera.

É importante lembrar aos que costumam se atrasar para seus compromissos, que domingo também é dia de ajustar os relógios, pois começa a valer o Horário de Verão ­ quando os relógios devem ser adiantados em uma hora. Neste momento é importante manter a tranquilidade, combater a ansiedade com algo bem relaxante, principalmente, tendo uma boa noite de sono. Com isso, a orientação é que o estudante também prepare, antecipadamente seu material ­ caneta, lápis e borracha, por exemplo -, documentos e também seus lanches e uma garrafa de água.

Outro ponto importante, para não se perder ou atrasar é consultar, no site do Inep/MEC, o local em que será realizado a prova e, assim, já deixar programado como será feita a “jornada” entre sua casa e o local da prova: a pé, de carro, táxi, carona, ônibus, bicicleta, moto, uber, etc. Com isso, parte do sucesso da realização da prova estará garantido. Durante a prova, a dica é fazer as questões mais fáceis e, por último, ir as mais difíceis, lembrando sempre de equacionar seu tempo para conseguir preencher devidamente o gabarito da prova. Se por ventura sentir-se nervoso, peça para ir ao banheiro, respire lentamente, mentalize as questões e “mande-bala”.

Não só realizar bem a prova do Enem, o estudante ­ seja ele mais jovem ou mais experiente ­ deve lembrar que o futuro do país está em suas mãos num futuro não muito distante, portanto, ele deve fazer bem a escolha da universidade e do curso e, principalmente, executar seus estudos e se formando com o sucesso esperado. Portanto, boa sorte a todos!