Birdwatching promove cidade em concurso

turismo Iniciativa visa a divulgação de ações para valorização do turismo nacional . ( Foto: Divulgação)

A Rede Birdwatching Piracicaba – Observação de Aves, que se movimenta em grupos online com pesquisadores e observadores de todo o País, conseguiu em dezembro reconhecimento do Ministério de Turismo, ao ser convidada a participar de um concurso do órgão para e divulgação das iniciativas e casos de sucesso que contribuem para a promoção e valorização do turismo nacional. Ela participou de uma das sete categorias temáticas de ações de turismos desenvolvidas por ONGs (Organizações Não-Governamentais) e poder público, disputando na Valorização do Patrimônio Natural pelo Turismo. O projeto inscrito foi 2º Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba. “É uma conquista grande para Piracicaba, que estamos promovendo como uma cidade de observação de aves e a partir de agora, queremos uma política pública desenvolvida no município para isso”, explica .Maria Cristina Arzolla, coordenadora da Rede Birdwatching.

O projeto Encontro de Cultura, Pesquisa e Turismo de Observação de Aves de Piracicaba teve em início em 2017 e a sequência em 2018, sempre em outubro, mês de comemoração das aves. O primeiro encontro, ressalta Maria Cristina, foi no Engenho Central e o segundo foi no Sesc. Os encontros anuais promovem oficinas de desenhos de aves, palestras, exposições temáticas, avistagens. “Concorremos com prefeituras e agências de turismo, sendo que muitas propostas não foram classificadas, ou seja, Piracicaba foi representada pela Rede Birdwatching e hoje, somos reconhecidos formalmente pelo Ministério do Turismo”, enfatiza.

Segundo a coordenadora da Rede Birdwhatching, dos 240 inscritos das sete categorias do concurso nacional, 208 foram habilitadas. “Consideraram as propostas com iniciativa específica para o setor turístico, a abrangência das propostas, adequação da iniciativa aos objetivos do plano, envio de documentos comprobatórios, inovação, ineditismo no turismo. Com a habilitação nesse concurso, formalizamos a área de turismo de observação de aves dentro do turismo ecológico de Piracicaba”, cita alguns critérios estabelecidos pelo Ministério.

BIRDWATCHING — A Rede Birdwatching foi criada em 2017 e é formada por uma equipe multidisciplinar com profissionais de diferentes áreas. De acordo com Maria Cristina Arzolla, a equipe desenvolve ações voluntárias com o objetivo de fortalecer a cultura e o turismo de contemplação de natureza, bem como a pesquisa de avifauna para a preservação das espécies e a conservação do meio ambiente.

(Eliana Teixeira)