Bocejo é tema de exposição de pinturas e desenhos no Sesi

O teatro do Sesi sedia até 19 de abril a exposição itinerante Retratos Bocejantes, que consiste em um conjunto de reproduções de pinturas a óleo e desenhos preparatórios do ilustrador, escritor e artista plástico Renato Moriconi publicadas no livro Bocejo, lançado em 2012, de autoria dele junto a Ilan Brenman. As obras mostram retratos de diversos personagens, míticos e históricos, abrindo a boca involuntariamente para revelar cansaço, preguiça, tédio. A visitação à mostra tem entrada gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.
 
 
Na comparação da pintura a óleo com os desenhos preparatórios, o visitante tem a possibilidade de notar a diferença entre as técnicas utilizadas para a produção da imagem e perceber como uma obra se altera da concepção até a execução final. Bocejo foi publicado no Brasil e na França, ficou na lista do Prêmio 30 Melhores Livros de 2013, da revista Crescer, e foi finalista na 55ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria ilustração infantil.
 
 
De acordo com Moriconi, a exposição é um resgata da obra literária. “Essas imagens foram criadas para narrativa em livro, então a exposição remete a ele. É a revelação de um processo de trabalho e de construção das obras, passando pelas fases do rascunho, anotação até o trabalho final, pois, conforme o livro vai sendo feito, a concepção muda”, explicou, acrescentando que objetivo da mostra é “contagiar o mundo inteiro com o bocejo”. “A história da narração é uma brincadeira. O bocejo é pretexto para fazer uma narrativa visual, construir um jogo, para que as pessoas se olhem e também bocejem”, afirmou.
 
 
Desde 2016, o conjunto de obras já esteve em diversas unidades do Sesi do Estado de São Paulo. “Como forma de democratizar a arte e suas várias expressões no segmento das artes visuais, o Sesi SP cria circuitos alternativos de exposição e leva mostras itinerantes bi ou tridimensionais, individuais ou coletivas, que permitem a circulação de acervos artísticos com peças originais ou reproduções fotográficas”, disse a mediadora cultural do Sesi Giselly Pereira da Silva.
 
 
ARTISTA — Renato Moriconi nasceu em 1980. Vive na capital paulista. Dedica-se às artes gráficas desde 1994 e tem aproximadamente 50 livros publicados no Brasil, México, França, Itália, Coreia do Sul e China. Recebeu os prêmios Melhor Livro-Imagem em 2011 e 2014 e Melhor Livro para a Criança em 2012, pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
 
 
SERVIÇO — Exposição de pinturas a óleo e desenhos Retratos Bocejantes, no Sesi (avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial). Visitação: até 19 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Entrada gratuita. Classificação etária: livre. Informações: (19) 3403-5900.