Bolo de queijo multifacetado

doce Cheesecake de Oreo,disponível no cardápio da ConLatte Doces e Café. (Amanda Vieira / JP)

 

 

O cheesecake (do inglês, bolo de queijo) é um doce típico americano e que há tempos está nos cardápios brasileiros. Tradicionalmente, esta iguaria é composta por uma base feita de biscoito e recheio à base de queijo, creme e ovos, com cobertura de frutas vermelhas. A origem da receita é cercada de suposições. Relatos históricos revelam que o cheesecake foi servido, primeiramente, na Grécia Antiga, durante os Jogos Olímpicos na Ilha de Delos, 776 a.C. Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo deste quitute teria, então, mudado de mãos, de forma que os romanos ofereciam cheesecake aos seus deuses para acalmá-los.

O ingrediente essencial do cheesecake é o queijo, sendo que os vários tipos dele são encontrados nas receitas, como o queijo cremoso, o queijo francês neufchâtel, o cottage e a ricota. O mais utilizado nos dias de hoje é o cream cheese, criado por um leiteiro americano, em 1872, que tentava recriar o queijo neufchâtel.A popularização mundial do cheesecake veio na década de 1970, a partir dos Estados Unidos, principalmente em Nova Iorque, onde permanece até os dias atuais como uma das sobremesas favoritas dos nativos. Em diversas partes do mundo existem variadas receitas de cheesecake, com diferentes ingredientes que podem ser acrescentados tanto à massa básica de queijo quanto à base crocante e à cobertura, sem que seja descaracterizado o sabor peculiar do queijo.

Em Piracicaba, é possível degustar este doce em distintos estabelecimentos gastronômicos. A nutricionista e proprietária da Zip Café, Gisele dos Santos Corrêa, contou que não costumava produzir o cheesecake todos os dias, mas, atendendo a pedidos dos clientes, fixou no cardápio da cafeteria.

Gisele administra o local junto do sócio Mário Daloca. Ela contou que a casa, que existe há 18 meses na cidade, é especializada em café artesanal, colhido à mão. “Café harmoniza muito com doce, por isso, inserimos o famoso cheesecake no cardápio”, revelou a nutricionista, acrescentando que a iguaria está disponível no menu com coberturas de frutas vermelhas e damasco. “Toda a produção é artesanal. A massa leva cream cheese, creme de leite, ovo e limão. A cobertura de geleia de morango ou de damasco é feita com frutas frescas, o que dá à receita um sabor especial”, afirmou.

Na ConLatte Doces e Café, o cheesecake foi pensado com referência nas receitas estadunidenses, conforme a confeiteira Renata Grau, administradora do estabelecimento. Ela falou que combinou os ingredientes tradicionais da receita com a bolacha Oreo, calda de chocolate e chantilly. “Além do cheesecake de Oreo, eu produzo nas versões de doce de leite, frutas vermelhas, Nutella e Ferrero Roche, mas o de Oreo é o queridinho dos clientes”, disse.

A cheesecake de Oreo tem na base a bolacha triturada com manteiga, além da massa de cream chese, creme de leite e ovo e cobertura de chantilly, calda de chocolate e pedaços de Oreo. Nesta receita, Renata falou que o segredo está no uso da baunilha. “Na massa, pode-se usar baunilha em favo ou em extrato, mas o que dá o toque especial é o favo da baunilha”, revelou a confeiteira. E sugeriu. “Como acompanhamento para o cheesecake, sugiro o café preto. É a dupla perfeita”, afirmou.

SERVIÇO — Zip café (rua Ipiranga, 692, Centro). Funcionamento: das 9h às 18h. ConLatte Doces e Café (rua Bernardino de Campos, 896, Bairro Alto). Funcionamento: das 8h às 20h.

(Raquel Soares)