Bombeiro Guaracy Ribeiro Filho é candidato a deputado estadual

deputado Bombeiro Guaracy está há 25 anos na corporação. ( Foto: Claudinho Coradini / JP)

O cabo do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Guaracy Ribeiro Filho, 48 anos, conhecido como Bombeiro Guaracy, é o primeiro militar da cidade a disputar uma campanha para deputado estadual. Há 25 anos na corporação, ele disse que sempre foi um crítico à forma como a política é feita no país. Depois de anos debatendo as mazelas dos políticos brasileiros com amigos e familiares, ele contou que decidiu a dotar o dito popular: “ Se quer bem feito faça você mesmo” e decidiu se candidatar para Assembleia Legislativa pelo Patriota. Segundo ele, a gota d’água para sua decisão foram as falcatruas divulgadas nas esferas municipal, estadual e federal.

Guaracy contou que trabalhou durante 12 anos nas viaturas de combate a incêndio e no resgate de vítimas. Atualmente ele atua como bombeiro educador e ministra palestras de primeiros socorros, em escolas estaduais e municipais. O bombeiro não esconde a predileção pelo trabalho realizado com educadores e alunos e o classifica como mais importante do que atuar nas ruas. “ Nas ruas, em um acidente com três vítimas, eu só poderia atender uma por vez, hoje nas mi minhas palestras atendo um número bem maior de pessoas, inclusive com um trabalho de prevenção a acidentes”, comparou.

Nessa linha de raciocínio, o militar acrescenta que é dessa forma que pretende atuar como deputado estadual. Guaracy disse que contou com o apoio dos familiares e amigos de farda, o que o motiva a fazer a campanha. Ele acredita que além do fato de ser bombeiro, o trabalho voluntário desenvolvido há mais de dez anos contribuiu para sua aceitação.
Como deputado e conhecedor das necessidades de sua categoria, o bombeiro disse que vai trabalhar para apresentação de projetos e mecanismos que contribuam para a valorização dos setores de segurança, mas avisou que pretende ter uma atuação em outros setores da sociedade.

Para a saúde, ele pretende sensibilizar os deputados para a aprovação do projeto de lei 347/2018 que dispõe sobre a tão esperada jornada de 30 horas para os enfermeiros, segundo ele, o que é preconizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Na educação, ele pretende promover a valorização dos professores com melhoria dos salários, diminuição do número de alunos por classe e rever a aprovação continuada praticada pelo atual governo do Estado. Guaracy também pretende acabar com o que ele chama de “farra dos pedágios” nas estradas paulistas e lutar contra a instalação de novas praças. O candidato também pretende cobrar melhorias nas estradas da região As propostas também se estendem à saúde, com a criação de um aplicativo para que o paciente possa agendar consultas sem ter de se deslocar até a unidade médica, além de lutar para que as farmácias públicas ofereçam medicamentos de alto custo.

(Beto Silva)

O Jornal de Piracicaba está publicando matérias com todos os candidatos a deputado estadual e federal, cujo domicílio eleitoral seja a cidade de Piracicaba. Isso para obedecer ao Princípio da Isonomia e não privilegiar a exposição de um candidato em detrimento a outro.