Brasil completa quatro jogos sem vencer em amistosos

O último jejum de vitórias do Brasil foi entre o final de 2012 e o começo de 2013, quando ficou cinco partidas sem vencer. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Seleção Brasileira empatou com a Nigéria em 1 a 1 na manhã do último domingo (13), no Estádio Nacional de Singapura, na cidade Kallang. Joe Aribo abriu o placar para os africanos no primeiro tempo, enquanto que Casemiro empatou para a Canarinho no segundo tempo. Após mais uma apresentação fraca, o Brasil chegou a marca de quatro partidas seguidas sem vencer, sendo que é a primeira vez na década em que a Seleção atinge essa marca negativa.

O último jejum de vitórias do Brasil foi entre o final de 2012 e o começo de 2013, quando ficou cinco partidas sem vencer. Em 2012, sob o comando de Mano Menezes (atual técnico do Palmeiras) a Canarinho empatou com a Colômbia em 1 a 1 e perdeu para a Argentina por 2 a 1. No ano seguinte, já sob o comando de Felipão, o Brasil perdeu para a Inglaterra (2 a 1) e empatou com a Itália (2 a 2) e Rússia (1 a 1), sendo que os cinco jogos foram amistosos. O jejum terminou após vitória sobre a Bolívia (4 a 0), também em um amistoso.

A última vez em um ano em que o Brasil ficou tanto tempo sem vencer, foi em 2001. Naquela ocasião foram dois empates e quatro derrotas. A sequência negativa começou na Copa das Confederações, com empates com o Canadá (0 a 0) e Japão (0 a 0) e derrotas para França (2 a 1) e Austrália (1 a 0). Nas eliminatórias da Copa do Mundo, a Canarinho perdeu para o Uruguai por 1 a 0 e na Copa América, derrota para o México, por 1 a 0. A sequência negativa terminou na competição continental, quando venceu o Peru por 2 a 0. Emerson Leão foi o técnico nas quatro primeiras partidas, enquanto que Felipão comandou a equipe nos dois jogos seguintes. Naquele ano, o Brasil ficou em 4º na Copa das Confederações e foi eliminado por Honduras nas quartas de final da Copa América, mas se classificou para a Copa do Mundo, na qual ganharia no ano seguinte.

O Brasil terá a oportunidade de encerrar o jejum em novembro, quando enfrentará a Argentina, no dia 15, em Riade, na Arábia Saudita. Quatro dias depois, jogará diante da Coreia do Sul, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Mauro Adamoli
[email protected]