Brasil e os sabores do chocolate

brigadeiro Brigadeiro da Amo Muito Doces é encontrado em versões com leite condensado,manteiga, chocolate belga ao leite e o granulado belga. Fotos: Amanda Vieira /JP)

 

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Chocolate no Brasil. Um dos doces mais venerados e antigos do mundo, derivado do cacau, planta nativa de uma região que vai do México, passa pela América Central até a região tropical da América do Sul. Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1.500 a.C. Após o domínio espanhol sobre os maias, o cacau foi introduzido em toda a Europa, e, inicialmente, somente mulheres, nobres e sacerdotes podiam consumir a novidade usada somente em cultos da Igreja Católica. Depois, com a popularização da planta, diversas receitas foram criadas, mas os suíços são os responsáveis pela ideia de misturar o cacau ao leite que deu origem ao chocolate. Atualmente, o Brasil é o maior produtor de cacau da América Latina, já que possui um ambiente ideal para seu cultivo.

O chocolate pode ser comercializado em barras, gotas, bombons e em outras versões mais peculiares, como na forma de ovos e línguas de gatos. Além disso pode apresentar os mais diversos ingredientes para recheios como amendoim, amêndoa, avelã, castanha-do-pará, nozes, castanha de caju, frutas secas, caramelo, biscoito, frutas cristalizadas, manteiga, nata, etc. Os bombons apresentam uma grande variedade de tipos de recheios. Quando consumido na quantidade certa, o chocolate (principalmente o amargo ou meio amargo) traz diversos efeitos benéficos para a saúde. Ele é capaz de aliviar o estresse; combate a ansiedade; ajuda o raciocínio, melhora o humor por meio da liberação de serotonina e é uma grande fonte de energia. Um estudo, realizado pelo Ibope Inteligência, mostra que 75% da população consome chocolate e que 35% delas não trocariam o chocolate por nenhum outro alimento ou bebida.

Em Piracicaba não faltam opções para comemorar a data. A Premium Chocolates, por exemplo, é uma boutique de chocolates belga Callebaut e francês Cacao Barry. O estabelecimento oferece uma seleção de formas e texturas tentadoras em chocolate ao leite, branco e amargo. De acordo com a proprietária da loja, Joelma Cleto, os chocolates importados da Bélgica possuem sabores genuínos para “uma experiência verdadeiramente sublime”. Além de bombons diversificados, a loja também oferece a famosa sobremesa francesa petit gateau, composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso acompanhado de uma bola de sorvete de creme e o fondue, que combina chocolate belga derretido com frutas.

A cafeteria e doceria Cheesecafé, criou o brownie ‘pé na jaca’, composto por um brownie recheado com nutella, morango, Leite Moça cremoso e Kinder Ovo. “A nossa receita de brownie resulta em um bolo super macio. A base é feita de chocolate meio amargo, chocolate em barra nobre de altíssima qualidade”, explicou o proprietário da cafeteria João Oliveira. De acordo com ele a sobremesa foi incrementada no cardápio após ele sentir a necessidade de criar algo diferente, uma versão ‘mais gordinha’ de brownie. “O ‘pé na jaca’ é um doce feito especialmente para os gulosos. Ele aguça a curiosidade e causa uma boa impressão em todo mundo”, salientou.

A Amo Muito – Ateliê de Doces, oferece o tradicional brigadeiro, um dos doces típicos da culinária brasileira, de origem paulista, mais amados da nação feito com leite condensado, manteiga, chocolate belga ao leite e o granulado belga. “Esse é um brigadeiro gourmet mais sofisticado e mais saboroso. Além do tradicional, oferecemos também outras opções de sabores como churros, doce de leite, leite ninho, bicho-de-pé, nozes, macadâmia, pistache, ovo maltine, beijinho, óreo e kinder. Todos os nosso produtos, independente dos sabores, tem a base de brigadeiro”, explicou a proprietária do Ateliê, Jamille Rocha.

A primeira loja especializada em cupcake, um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, a Cupcakeria de Piracicaba, tem disponível em seu cardápio mais de 90 opções de cupcake e mini cupcakes. A loja também produz brownie e o escondidinho de cenoura com brigadeiro cremoso. “Todos os nosso recheios são artesanais, mas a nossa receita é secreta, portanto não revelamos. O cupcake de MM’s, um dos mais vendidos, é feito com massa de chocolate, recheio e cobertura de brigadeiro e MM’s. O tradicional de chocolate, acompanha recheio de brigadeiro, cereja em calda, cereja e a cobertura de brigadeiro com decoração de split belga meio amargo e cereja por cima”, finalizou Mariana Gomes da Silva, proprietária da Cupcakeria.

SERVIÇO — Premium Chocolates Piracicaba (Avenida São João, 95, Centro). Informações: (19) 3927-2306. Cheesecafé (rua Voluntários de Piracicaba, 583, Centro). Informações: (19) 2534-4222. Amo Muito – Ateliê de Doces (avenida Dr. Paulo de Moraes, 2229, Paulista). Informações: (19) 3377-6987. Cupcakeria de Piracicaba (rua São João, 872, Centro). Informações: 98226-2316.

(Raquel Soares)