Brasileiro é o vencedor do Salão de Humor de Piracicaba

Vencedores foram escolhidos pelo júri de premiação. (Foto: Divulgação)

O brasileiro Luiz Carlos Fernandes, caricaturista e escultor foi o vencedor do Grande Prêmio Troféu Zélio de Ouro, do 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ele conquistou não apenas o melhor de todas as categorias, mas também foi escolhido para o Prêmio Caricatura, com a escultura de Pablo Picasso. O anúncio foi realizado na noite de ontem, 25, no Teatro Erotides de Campos, durante solenidade de premiação conduzida pelo humorista Fernando Caruso, com a apresentação da Banda O Conjunto Nacional.

Esta edição teve como principais temas, autoridades políticas, em caricaturas e charges, o drama dos refugiados, a justiça nacional, a tecnologia e as redes sociais.

Os vencedores foram escolhidos pelo júri de premiação formada pelo cartunista, designer gráfico e produtor cultural, Edra; o organizador do PortoCartoon-World Festival, Luis Humberto Marcos; Adolpho Queiroz, presidente da AHA, Ana Camilla Negri, professora de comunicação e designer; Dalcio Machado, cartunista e autor de livros infantis; José Occhiuso, diretor nacional de jornalismo do SBT e Luciano Veronezi, autodidata.

O prêmio de melhor cartum foi para o brasileiro Cau Gomez, que retratou o drama dos refugiados; o prêmio de melhor tira foi para Oguz Gurel, da Turquia. A charge vencedora foi para o sérvio Spiro Radulovic, com o desenho de um exército em guerra nas redes sociais. Os brasileiros Douglas de Souza Vieira e Francisco Crocomo ficaram com os prêmios da Câmara de Vereadores de Piracicaba e Águas do Mirante, respectivamente. Os prêmios temáticos de Assédio e Saúde Unimed foram para o ucraniano Vladimir Kazanevsky e para o mexicano Angel Boligan Corbo.

Os prêmios totalizaram R$ 55 mil, distribuídos entre os vencedores das categorias. Neste ano o Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta com 427 obras de 201 artistas de 30 países. Os trabalhos foram selecionados entre 2.638 enviados para o Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo.

O Salão Internacional de Humor acontece de 25 de agosto a 14 de outubro, no Parque Engenho Central, com visitação às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Informações: (19) 3403-2620. A programação completa e o nome de todos os vencedores pode ser conferida no http : //salaointernacionaldehumor.com.br/

(Da Redação )