Bullying é tema da 3ª edição da Semana Senac de Leitura

Sob a temática Filmes e Séries Inspiradas em Livros, a 3ª edição da Semana Senac de Leitura começou ontem e vai até sábado em toda a rede Senac São Paulo. Nas 60 unidades da instituição, incluindo os três campi do Centro Universitário Senac — em Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior —, ocorrem palestras, oficinas e workshops gratuitos, junto da Feira de Troca de Livros.
 
 
Em Piracicaba, o tema principal da iniciativa é a série 13 Reasons Why, que se tornou fenômeno no serviço de streaming Netflix. Produzida a partir do livro de mesmo nome, o trabalho aborda o bullying e todas as consequências que a prática pode causar em crianças e adolescentes em idade escolar.
 
 
Ontem, para debater o assunto, constava na programação o bate-papo Bullying, Precisamos Conhecer os seus Efeitos, com mediação de Fábio Henrique Ramos, cientista social, mestre em educação, sexólogo, contador de histórias profissional e pós-graduado em economia solidária e tecnologia.
 
 
Hoje, das 14h às 16h30, ocorre a roda de conversa O que Podemos Aprender com a Série 13 Reasons Why?, para dialogar com os participantes os efeitos do bullying nas pessoas, baseando-se nas observações da série. Mediam a atividade a psicóloga Ana Paula Petroni Tacetti Rossi, a educadora Natália Moura Lopes Martins e a publicitária Adriana Mota.
 
 
Na sexta-feira, das 19h30 às 21h, a Companhia Turma 10, formada por ex-alunos do curso Técnico em Teatro do Senac Piracicaba, apresenta a peça Museu das Grandes Novidades, que tem a direção de Ana Paula Ibañez e produção de André Martins, ambos docentes da unidade. O tema principal da montagem é a intolerância.
 
 
RÉPLICA — O evento no Senac conta, ainda, com uma réplica do quarto de Hannah Baker, personagem principal de 13 Reasons Why. A reprodução foi desenvolvida por alunos do curso Técnico em Design de Interiores, com diversos objetos que remetem à série.
 
 
FEIRA — Até sexta-feira, como parte da programação da 3ª Semana Senac de Leitura em Piracicaba, acontece a tradicional Feira de Troca de Livros e gibis. Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. A troca ocorre de livro por livro e de gibi por gibi.
 
 
“A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos. Para fortalecer essa iniciativa, a Feira de Troca de Livros e gibis é peça fundamental nesta iniciativa, pois incentiva as pessoas a conhecerem novas obras e outros gêneros literários”, afirmou João Carlos Góia, gerente do Senac Piracicaba.
 
 
SERVIÇO — 3ª Semana Senac de Leitura. Até dia 28, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e no sábado, das 8h às 14h, no Senac (rua Santa Cruz, 1.148, Bairro Alto). Participação gratuita. Informações: www.sp.senac.br/semanadeleitura e (19) 2105-0199.