Cabelos da autoestima

As mulheres sem cabelos devem sim ter o apoio da família, se maquiarem, usarem lenços, perucas e outros acessórios que a tornem ainda mais belas. E os voluntários estão dando um empurrãozinho para que se fortaleçam e vençam essa luta

Apesar de toda a evolução do tratamento aos pacientes com câncer até chegar às mais modernas tecnologias que tentam poupar as células saudáveis, os pacientes passam por um longo período desde a detectação até a remissão. E no meio do caminho, dúvidas, sofrimento, dor, preocupação. Para as mulheres, um dos momentos mais sofríveis é a perda dos cabelos, que ocorre durante o processo de quimio e radioterapia. Os cabelos são essenciais para a autoestima do sexo feminino. Ficar careca pode ser um dos mais momentos mais estressantes.

E até por isso, o Hospital dos Fornecedores de Cana está à frente da campanha Fios de Vida, que será realizada amanhã no Shopping Piracicaba. Essa ação ocorre justamente no início do Outubro Rosa, a maior campanha nacional de conscientização e prevenção aos tipos de cânceres que mais afetam as mulheres.

Voluntários vão cortar seus cabelos, que se transformarão em perucas a ser doadas aos pacientes em tratamento. Quem tem cabelos compridos pode fazer parte desta ação solidária. A atividade é gratuita, vai das 10h às 19h, no no Piso L1 próximo a Lojas Americanas.

Quem não conhece essa importante ação solidária pode ir até o shopping acompanhar de perto essa iniciativa. Na ocasião, três pacientes receberão perucas, como informou o repórter Felipe Poleti, em reportagem publicada nesta edição. É difícil não se emocionar em ocasiões como essas.

Os interessados podem levar o cabelo já cortado ou fazer corte gratuito no local, no Salão Rene Moraes. Serão aceitos todos os tipos de cabelo: lisos, crespos, cacheados, com e sem química. A única exigência é que tenha, no mínimo, 20 centímetros.

Nesta hora, toda ajuda aos pacientes é essencial para se sintam fortes para combater as células malignas. Ter autoestima elevada e ser positivo são essenciais para vencer essa luta. Pessoas com câncer têm vaidade. As mulheres sem cabelos devem sim ter o apoio da família, se maquiarem, usarem lenços, perucas e outros acessórios que a tornem ainda mais belas. E os voluntários estão dando um empurrãozinho para que se fortaleçam e vençam essa luta.

(Claudete Campos)