Cai o número de inscritos no Enem em Piracicaba

exame Amigas Milena e Júlia estudam juntas para enfrentar o Enem amanhã. (Foto: Divulgação)

O número de inscritos na edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Piracicaba apresenta uma redução de 13% com relação aos participantes na edição de 2017. De acordo com os números fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), no ano passado foram 10.141 inscrições ante as 8.781 efetivadas este ano. A 20ª edição do exame nacional será realizada amanhã e no próximo domingo dia 11. No Brasil serão mais de 5,5 milhões de estudantes que sonham entrar na faculdade por meio de vestibulares, Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade Para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) são esperados para as provas.

Entre os milhares de candidatos, estão as amigas Júlia Castilho, 20, e Milena Kruschewsky de Meirelles, 21. Ambas são veteranas quando o assunto é prestar o Enem. Júlia disse que pretende usar a pontuação do exame pois pretende conseguir uma vaga no curso de biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) enquanto Milena planeja uma cadeira no curso de veterinária na federal de Salvador, sua terra natal.

Para alcançar o objetivo, as estudantes fazem cursinho preparatório e seguem uma maratona de estudos. Júlia disse que além das aulas, participou de estudo em grupo até duas semanas atrás “Depois decidi estudar sozinha para não dispersar”, disse a estudante que admite ter um ritual preparatório antes do exame que inicia hoje. “Eu procuro uma alimentação leve, dormir bem e não ter estresse”, contou a estudante que prestará o Enem pela terceira vez.

Com um ano a mais de experiência no exame, Milena disse que não encontra dificuldade nas questões propostas pelo exame e, sim, no tempo disponível para a realização da prova. “Eu acho o tempo insuficiente para fazer toda a prova”, afirmou. Ela disse que usou a página do exame na internet para expor sua opinião.

Neste ano, algumas mudanças foram anunciadas para o Enem. As mais importantes foram a antecipação do prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição e a ampliação em 30 minutos na duração do segundo dia de provas, quando os candidatos respondem questões de matemática e ciências da natureza. A data do resultado do exame será 17 de janeiro.

(Beto Silva)