Calçada cede no bairro Perdizes e preocupa moradores

Calçada afundou e buraco apareceu embaixo do asfalto no bairro Perdizes (Foto: Thaís Passos/JP) Calçada afundou e buraco apareceu embaixo do asfalto no bairro Perdizes (Foto: Thaís Passos/JP)

Moradores da rua Anhumas, no bairro Perdizes, tiveram um susto na manhã de ontem. A calçada da residência de Maria Consuelo Nunes Lacerda, da noite para dia, amanheceu cedida, danificando também o asfalto. Um buraco também crescia perto da guia, com um trinco que se estendia até metade da rua, ameaçando quebrar com facilidade.

Ana Cláudia Nunes, filha da moradora, protocolou um pedido com urgência no SIP (Serviço de Informação à População) 156 da prefeitura. “Para evitar que a rua cedesse mais, os próprios moradores a interditaram, com uma faixa comprada e um cabo de vassoura enfiado em um buraco no meio da rua, até onde chegava os trincos”, disse.



Segundo Ana Claúdia, após o pedido, a Defesa Civil compareceu no local “no início da tarde para averiguar o problema”. Como a causa não havia sido encontrada, uma equipe do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e da empresa Águas do Mirante foi chamada para análise. Ainda segundo ela, os moradores tentaram, por iniciativa própria, abrir a calçada utilizando uma marreta.

De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária Águas do Mirante, “durante a vistoria, constatou-se que a rede e o ramal de coleta de esgoto estão transcorrendo normalmente, locados ao lado oposto ao afundamento constatado na calçada, reforçando que o ‘solapamento’ não está relacionado ao sistema de esgotamento sanitário”.

Consultada, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba informou que ainda não foi possível identificar a causa do afundamento da calçada e da guia, mas o local já foi sinalizado adequadamente pela Defesa Civil, e que ainda hoje a equipe voltará ao local, com técnicos da Semob (Secretaria Municipal de Obras) para tentar identificar o problema.

OUTRO AFUNDAMENTO

Um caminhão que estava trafegando pela avenida Presidente Kennedy, sentido prefeitura, no bairro Nova Piracicaba, afundou no asfalto da via na manhã de ontem. O veículo não tombou em razão de uma árvore na calçada, que serviu de “apoio” ao caminhão. Em nota, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba afirmou que tomará as medidas cabíveis, “pois a obra foi executada por empresa terceirizada, a qual já foi acionada para realizar reparo com supervisão de equipe técnica da autarquia”.

Thaís Passos