Califórnia, o Estado Dourado

Golden State Bridge, cartão-postal mais famoso de San Francisco (Foto: Bob Gingg)

O Estado Dourado (The Golden State), lar da famosa Hollywood e do Vale do Silício, a Califórnia, sempre mencionadas em músicas de vários artistas locais, como Katy Perry e Red Hot Chilli Peppers, é um ótimo destino para suas próximas férias. É o terceiro maior estado americano em território, atrás apenas do Alasca e do Texas, porém é o estado mais populoso (cerca de 39,5 milhões, maior que o Canadá) e mais rico dos Estados Unidos (cerca de US$ 3 bilhões, maior que o PIB do Brasil). Com tanto poderio financeiro, os californianos também tem diversas opções de turismo, atraindo diversas pessoas do mundo inteiro.

Disneyland, em Anaheim foi o primeiro parque da Disney no mundo (Foto: Gregg L Cooper)

LOS ANGELES

É a maior cidade da Califórnia (e a segunda maior dos Estados Unidos, atrás de Nova Iorque), porém não é a capital do estado (Sacramento), e suas opções de entretenimento são diversas. A Disneylândia, localizada na vizinha Anaheim (Região Metropolitana de Los Angeles) foi o primeiro parque da Disney, e mesmo ficando atrás de seu primo mais famoso de Orlando, o local também tem diversas atrações fantásticas, inspirados em filmes como Carros, Monstros S&A, Indiana Jones, Star Wars, Alice no País das Maravilhas, entre outros. Beverly Hills, Malibu e Santa Mônica são bairros moderníssimos e que não podem ficar de fora de seu passeio. A Sunset Boulevard é uma avenida glamorosa, com diversas grifes, além de sua bela paisagem. Venice, Hutinghton e Malibu são praias cinematográficas, já que além da tranquilidade, muitas celebridades aproveitam os dias de sol para relaxarem lá.

Los Angeles, lar de Hollywood e do Vale do Silício (Foto: Jim Tsang)

SAN FRANCISCO

Lar da famosa Golden State Bridge, a cidade de San Francisco tem uma cultura diversificada e opções como o bairro Chinatown, sendo o lar da comunidade sino-americana desde o século 19, oferecendo parte desta cultura aos seus visitantes. O Museu de Arte de San Francisco é um edifício ultra-moderno inaugurado em 1995 para abrigar obras de ícones da arte moderna como Diego Rivera, Henri Matisse, Hockney e Liechtenstein. Trabalhos em fotografia, design, arquitetura, escultura e mídias eletrônicas estão por todo a parte no local. Haight-Ashbury um dos bairros mais famosos da cidade, é cenário da contracultura, cheio de hippies, artistas e músicos inovadores. Nos anos 1960, o local entrou em decadência nos anos 1960, porém, os jovens, principalmente da comunidade LGBT, trouxeram nova vida ao bairro, com restaurantes que merecem serem apreciados.

SAN DIEGO

Conhecida por suas belíssimas praias e monumentais parques, San Diego, ao sul do estado, fazendo fronteira com Tijuana (México) fica um pouco atrás as vizinhas mais famosas, porém tem locais imperdíveis para seus visitantes. O Parque Sea World é um dos destinos favoritos dos visitantes de toda a Califórnia, já que o parque é enorme, e as opções são bastante diversificadas, desde andar nas montanhas-russas até alimentar os pinguins no local. Os amantes de arte e da história não podem deixar de visitar o Balboa Park, localizado em uma esplendorosa área verde, onde abriga cerca de 15 museus mostrando a parte cultural e histórica da cidade. Para relaxar, as belíssimas praias, como a La Jolla, com uma areia branquinha e seu mar calmo e pacífico. A Black Beach é uma praia isolada e muito tranquila, com uma areia escura, quase preta. Por sua localização, os visitantes devem passar por uma trilha, porém no final dela, a vista é esplendorosa.

Sea World San Diego, umas das atrações mais visitadas da Califórnia (Foto: Chris Arends)

ESPORTES

Quando se fala da Califórnia, não podemos esquecer dos times profissionais no estado, já que juntando as cinco principais ligas do país, já que são 19 franquias, sendo o estado com mais times em todo os Estados Unidos. No total são cinco times da MLB (beisebol): Los Angeles Angels, Oakland Athletics, Los Angeles Dodgers, San Diego Padres e San Francisco Giants; três times da MLS (futebol): LA Galaxy, Los Angeles FC e San Jose Earthquakes; quatro times da NBA (basquete): Golden State Warriors, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers e Sacramento Kings; quatro times da NFL (futebol americano): Los Angeles Chargers, Oakland Raiders, Los Angeles Rams e San Francisco 49ers e três times da NHL (hóquei no gelo): Anaheim Ducks, Los Angeles Kings e San Jose Sharks. Estrelas do naipe de LeBron James, Stephen Curry, Kawhi Leonard, Jared Goff, Phillip Rivers, Zlatan Ibrahimović, Carlos Vela, entre outros desfilam sua habilidade neste grandioso estado.

Warriors (branco) e Clippers (preto) são dois dos vários times profissionais da Califórnia (Foto: Steve Mitchell Gallery)

Mauro Adamoli