Câmara promove ações de campanha Novembro Azul

campanha Reunião dos organizadores das ações da campanha. ( Foto: Lucas Machado/ Câmara de Vereadore)

Quem passar pela praça José Bonifácio, no sábado (10), das 9 às 12h, poderá participara de um circuito de atendimento gratuito de aferição de pressão arterial, testes de glicemia para detecção de diabetes e exame sanguíneo de PSA para diagnóstico de câncer de próstata. As ações fazem parte da campanha Novembro Azul, promovida pelo Grupo Amigos do Diabetes, em parceria com o vereador Pedro Kawai (PSDB). De acordo com o vereador, esse é o quarto ano consecutivo da campanha, que tem como objetivo principal conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção. “No primeiro ano, foram feitos apenas 25 exames de PSA. No ano passado fiezemos 68 exames e agora em 2018, a expectativa é realizar 100 exames”, afirma Kawai.

A concentração da equipe de saúde, que fará o circuito de atendimento, será em frente ao coreto da praça José Bonifácio. Os testes de glicemia e aferição de pressão arterial são destinados a toda população, independente de faixa etária. Ao chegar ao local, a pessoa preencherá um cadastro rápido para que possa ser encaminhada ao atendimento adequado. A população também poderá receber orientação nutricional, física e farmacêutica e ter acesso a material educativo. ‘Começou pequeno e a cada ano estamos agregando mais valor. Neste ano, aceitamos o desafio de organizar o evento em um espaço maior e de mais fácil acesso ao público‘, enfatiza o vereador.

Segundo Kawai, a coleta de sangue é feita por profissionais do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), com encaminhamento para laboratórios do município. Em casos de alteração nos exames de PSA, diz o vereador, será agendeda consulta gratuita no UP (Instituto de Urologia de Piracicaba) e para as confirmações de diabetes, o encaminhamento será para UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa Saúde da Família). “Acreditamos que os homens estão se conscientizando mais, com o estímulo do Outubro Rosa, campanha preventiva para as mulheres”, ressalta.

(Da Redação)