Câmeras inteligentes ajudam polícia a prender casal de ladrões em Saltinho

crimes Suspeitos também são acusados de cometer diversos crimes em Rio das Pedras. ( Foto: Divulgação)

Um casal acusado de cometer vários furtos em Saltinho e Rio das Pedras foi preso ontem à tarde, pela Polícia Civil. Os investigadores conseguiram identificar as placas do carro usado pelos suspeitos através do sistema de câmeras inteligentes, conhecida como “muralha digital” de Saltinho. Eles foram abordados em Rio Claro, onde pretendiam comercializar alguns objetos como semijoias, óculos aparentemente furtados. Ambos chegaram a ser apresentados na delegacia de Saltinho, onde prestaram depoimento, mas foram liberados. As respectivas participações serão apuradas em inquérito policial.

O delegado Vagner Romano disse que foram registrados pelo menos dois furtos à residências, no dia 30 de outubro, na mesma rua, em uma distância de menos de 200 metros. A apuração começou a ser realizada pelo Setor de Inteligência através do sistema de monitoramento. “Fizemos a identificação pelas câmeras das placas do carro usado no furto e passamos a fazer o monitoramento deles”, comentou. “É muito importante destacar que o monitoramento foi importante no esclarecimento dos crimes.”

Segundo ele, estão sendo realizadas tratativas para conseguir o convênio com o Governo do Estado para a adequação das câmeras ao Sistema Detecta, que integra os bancos de dados das forças de segurança estaduais e guardas civis.

ABORDAGEM — Os policiais civis de Saltinho, com apoio das equipes de Rio das Pedras e da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) conseguiram localizar a residência do casal, em Rio Claro. Eles cumpriram o mandado de busca e apreensão, onde encontraram várias caixas de joias, relógios, aproximadamente 20 óculos de sol e de grau, frascos de perfumes, caixa de charuto e uma réplica de pistola, além de algumas ferramentas que teriam sido usadas nos crimes. “Conseguimos identificar no momento duas vítimas de furto, que tiveram suas residências invadidas e reconheceram alguns pertences em meio aos objetos que foram apreendidos”, completou.

O trabalho da Polícia Civil continua na tentativa de localizar outras vítimas de furtos. Eventuais vítimas poderão comparecer até a Delegacia de Saltinho para tentativa de reconhecer algum pertence. A delegacia fica na avenida Sete de Setembro, 1435, ou ligar para (19) 3439-1411.

(Cristiani Azanha)