Caminhos Percorridos reúne obras de Marcelo Araujo

O artista plástico piracicabano Marcelo Romani Borges de Araujo expõe, a partir das 20h de hoje, na Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, a mostra Caminhos Percorridos, que poderá ser vista gratuitamente até 31 de março. Composta por 103 telas produzidas nas técnicas tinta óleo e acrílica e que retratam vegetações nativas, vilarejos, fazendas, campos, embarcações, igrejas e pontos turísticos de Piracicaba, a mostra — a primeira do autor na Pinacoteca — evidencia os 27 anos de trabalho dele, sempre no estilo plein air (ao ar livre). A curadoria é de Odair Demarchi.
 
 
Os trabalhos que integram Caminhos Percorridos foram produzidos desde 2014, em cerca de nove estados do Brasil e no exterior. Os tamanhos das telas variam de 30cm por 40cm a 1,40m x 2m. Na entrada principal da Pinacoteca, a primeira obra mostra a Rua do Porto. Na sequência, o visitante pode avistar lugares do Rio de Janeiro, Patagônia, Charqueada, entre outros, até “desembarcar” em Piracicaba, ao final.
 
 
Há na mostra, inclusive, a primeira obra produzida por Araujo, em 1989 — um balde de água de alumínio pendurado em uma cerca —, e a maleta que o pai dele, o também pintor Eduardo Borges de Araujo, tido por ele como “grande incentivador no mundo das artes”, lhe entregou, com dizeres que o motivaram a iniciar os trabalhos artísticos.
 
 
“Se o visitante da exposição passa pela obra e se emociona, de certa forma, com aquilo que fiz, interagindo, é como se fosse a minha maior conquista, principalmente em um local como a Pinacoteca, onde já passaram artistas de renome nacional e internacional”, afirmou Marcelo Araujo, acrescentando que foi convidado para expôr na Pinacoteca pela titular da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), Rosângela Camolese.
 
 
Ele contou à reportagem do JP que tem 11.200 quadros em acervos de mais de 50 países e recebeu, ao longa da carreira, mais de 500 prêmios honoríficos. “A arte é, para mim, como um instrumento divino para o encontro entre o equilíbrio e a harmonia, que resulta, mesmo que na tela, em um mundo melhor”, comentou.
 
SERVIÇO — Exposição Caminhos Percorridos. Abertura: hoje, às 20h, na Pinacoteca Municipal (rua Moraes Barros, 233, Centro). Entrada gratuita. Visitação: até 31 de março, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 14h às 18h. Informações: (19) 3433-4930.