Campanha ‘Achei um Livro’ espalha livros pela cidade

Em um país onde 44% da população não lê, e 30% nunca comprou um livro, segundo pesquisas do Ibope, com encomenda do Instituto Pró-Livro e parceiros, incentivar a leitura é uma ação que precisa ser expandida, a começar por instituições de ensino, como a FSDB. (foto: Divulgação)

Com o nome “Achei um livro”, a Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, está com uma campanha de incentivo à leitura, disponibilizando 200 livros em diferentes pontos nas cidades de Piracicaba, Charqueada e Rio das Pedras. A proposta do projeto é deixar os exemplares dentro de ônibus públicos, terminal de ônibus, parques, praças e outros locais públicos para que as pessoas possam “achar” um livro, ler e compartilhar com outras pessoas, emprestando ou doando o livro.

Em um país onde 44% da população não lê, e 30% nunca comprou um livro, segundo pesquisas do Ibope, com encomenda do Instituto Pró-Livro e parceiros, incentivar a leitura é uma ação que precisa ser expandida, a começar por instituições de ensino, como a FSDB.

De acordo com Renata Ferro, vice-diretora da instituição, o incentivo à leitura já é uma prática da Faculdade com seus alunos, e essa campanha foi realizada de forma interna, anteriormente. “A Faculdade trabalha a questão da leitura ao longo dos anos com os alunos, por meio de campanhas, sorteios e ações de conscientização. Resolvemos, então, levar esse hábito para além dos nossos muros, e estamos muito felizes com a possibilidade de tornar este projeto realidade”, afirma.

Dentro do livro, a frase “Você achou um livro, ele é seu!”, reforça que o exemplar é um presente especial, e que pode ser compartilhado. Os livros são de vários tipos, como infantis, específicos de profissões, romances, autoajuda, alguns livros de autoria dos próprios alunos da faculdade, e outros da Editora Salesiana.

Da Redação