Campanha de doação de sangue

iniciativa visa sensibilizar a população em relação à importância do gesto que pode salvar vidas. (foto: Claudinho Coradini/JP)

O Hemonúcleo de Piracicaba lança a campanha de doação de sangue “É muito amor na veia. ‘Faça o bem sem olhar a quem!’”, que ocorre anualmente desde 2016 com parceria da associação “Eu tô na Fé”. O evento será no próximo sábado (27) das 7h30 às 12h, no hemonúcleo de Piracicaba (dentro da Santa Casa).

Segundo assistente social do hemonúcleo de Piracicaba Kelly Borges os estoques estão baixos e precisa de todos os tipos de sangue. “Com essa campanha nosso objetivo é sensibilizar a população em relação a importância da doação e conseguir aumentar nossos estoques, pois, a demanda é alta”

O hemonúcleo atende as demandas dos hospitais da cidade e região e de acordo com Kelly são coletadas aproximadamente 50 bolsas por dia, já neste sábado a expetativa é coletar 120 bolsas. “A questão da doação de sangue é um desafio constante, então precisamos sempre estimular essa ação, para que a gente consiga manter os estoques no nível adequado é necessário a participação da população”.

Além da coleta de sangue o evento será uma confraternização para os doadores, com direito a um café especial e atração musical, os artistas presentes são: Plínio PB, Duo E.L. (Mel Oliveira e Gabriel Souza e o músico Renato Silva e cantora Mari favoretto, deixando o ambiente mais alegre.

COMO SER DOADOR

Qualquer pessoa pode ser doadora, desde que: não esteja com gripe, resfriado ou qualquer infecção acompanhada de febre; não ser portadora de sífilis, malária ou doença de chagas; não ser alcoolista crônico; não ter sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não ter histórico de uso de drogas injetáveis; ter entre 16 e 69 anos; ter peso igual ou maior que 50 quilos; não estar amamentando e não ser gestante; além de não ter realizado exames com utilização de endoscópio nos últimos seis meses.

Para estar pronto para a doação já no momento da aprovação do cadastro, o interessado deve estar bem alimentado, não a necessidade de jejum, apenas evitar alimentos gordurosos, além de um bom descansado e não ter fumado por, pelo menos, duas horas antes da coleta.

SERVIÇO

Campanha “É muito amor na veia” será sábado (27) das 7h30 às 12h, no Hemonúcleo da Santa Casa de Piracicaba (dentro do hospital Santa Casa).Durante a semana abre de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Informações: (19) 3422-2019.

Letícia Azevedo
[email protected]