Campanha Dia de Doar é lançada em Piracicaba

campanha Campanha tem o apoio do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso. ( Foto: Claudinho Coradini/JP)

A campanha o Dia de Doar, que tem como slogan #DoaPira: quem doa transforma!, foi lançada ontem (6), pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com o Espaço Pipa e o Centro de Reabilitação. O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012, inspirado no Dia de Ação de Graças e desde 2013 ocorre no Brasil, organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica. Mundialmente são mais de 45 países participantes, com o intuito de promover a cultura de doação de modo descentralizado. “Países como Croácia, Índia, Canadá, participam e demonstram que culturas distintas estão reunidas pelo mesmo movimento, cada um de acordo com suas tradições. No Brasil, a cada ano, temos maior adesão de organizações da sociedade civil, doadores individuais e empresas”, destaca Marina Echlivanis, sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, que ministrou palestra sobre o evento, no lançamento da campanha.

Para motivar a sociedade piracicabana a doar, foi criada a Lei Municipal 8.912/2018, do vereador Marcos Abdala (PRB). A data compartilhada para as doações, em muitos outros países participantes é 27 de novembro. O objetivo da campanha é gerar a mobilização de pessoas para contribuírem de diferentes maneiras: com recursos financeiros, materiais de construção, equipamentos eletroeletrônicos e até serviços. Quem aderir a campanha em Piracicaba, poderá tornar pública a sua doação a partir do uso da hashtag #diadedoar e #DoaPira nas mídias sociais e na página facebook.com/DoaPiracicaba. “Todas as entidades podem ser beneficiadas”, afirmam Euclidia Fioravante, coordenadora do Espaço Pipa, e Mariana Luciano Gomes, gerente do Centro de Reabilitação, que atuam na organização do evento em Piracicaba.

Quem entrar no site www.diadedoar.org.br terá acesso aos tutoriais ONGs, indivíduos, empresas, famílias, igrejas, estudantes e escolas, agências, fabricantes e veículos de comunicação, que explicam como cada um pode se engajar no movimento. Para fazer a doação é preciso encontrar uma organização participante e verificar de que forma é possível colaborar. “Temos centenas de pessoas que já participam de doações até sem saber, contribuindo com rifas, feijoadas. Somente na Festa das Nações temos 7 mil voluntários, com arrecadação de mais de um R$ 1,5 milhão ao ano. É importante que toda população também participe do Dia de Doar”, ressalta o prefeito Barjas Negri (PSDB).

A campanha tem o apoio do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso, Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Educativa FM e da Via Ágil.

(Eliana Teixeira)