Candidato à OAB São Paulo visita Piracicaba

OAB Leonardo Sica é o candidato a presidente estadual. ( Foto: Amanda Vieira/ JP)

Renovação e transparência são as principais bandeiras da chapa 14 #mudaoabsp, que disputa a diretoria estadual da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo. A eleição será no próximo dia 29 de novembro e é obrigatória para os cerca de 300 mil advogados inscritos na OAB São Paulo. Composta por cinco integrantes que disputam a diretoria, a chapa 14 #mudaoabsp tem como diferencial a representatividade feminina – três candidatas – e de profissionais com menos tempo de exercício da advocacia.

“Queremos a renovação, porque há 15 anos a OAB São Paulo é dirigida somente por duas pessoas, o que é falta de democracia total”, enfatiza o advogado Leonardo Sica, que disputa a presidência pela chapa 14 #mudaoabsp.

A chapa defende a transparência, pluralismo e inovação para a OAB São Paulo, entidade que possui 240 subseções no Estado. Para a pauta de transparência, a chapa destaca, entre outras coisas, o compromisso contra a reeleição para presidente e demais cargos da diretoria seccional; o estabelecimento de número máximo de mandatos consecutivos para os conselheiros. Já na pauta livre exercício da profissão, um dos tópicos relevantes é defesa da isonomia de tratamento entre advogados e demais agentes judiciários, da entrada dos fóruns às salas de audiência.

Sica ressalta que a renovação e a transparência são fundamentais para que a OAB volte a ser mais ativa em questões de interesse nacional. Na opinião de Leonardo Sica, a OAB deixou de colaborar com um tema importante para o País, que foi a Reforma Trabalhista. “A entidade está engessada em ideias e pessoas de 20 anos atrás. A OAB tornou-se um monopólio que arrecada cerca de R$ 200 milhões por ano, mas não há dados sobre o orçamento. O advogado não sabe o que é feito com o dinheiro da anuidade obrigatória que ele paga. É uma espécie de caixa preta, o que não é aceitável.

Uma das representantes femininas, a advogada piracicabana Vivian Patricia Previde, candidata ao Conselho Estadual, enfatiza que além de valorizar a renovação, a chapa 14 #mudaoabsp optou também pela escolha de candidatos docentes. Entre os candidatos docentes está a vice-presidente Patricia Vanzolini. “É um privilégio compor uma chapa com nomes fortes do mercado acadêmica”, afirma.

(Eliana Teixeira)