terça-feira, 21 de outubro de 2014
  

Saltinho registra morte de peixes

Camila Piacentini
quarta-feira, 12 de março de 2014 14h44

A+  |  A-     
ENVIAR      IMPRIMIR          
Foto: Amanda Vieira/JP

Centenas de peixes apareceram mortos, boiando às margens do ribeirão Campestre, em Saltinho, na tarde de terça-feira (11/03).

De acordo com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), a estimativa é de que 500 peixes, na maioria lambaris, morreram por falta de oxigênio.

O riacho fica próximo à ETA (Estação de Tratamento de Água) do município. Segundo o professor Eduardo Montebello, que procurou a reportagem do JP para registrar o caso, a morte dos peixes ocorreu devido ao baixo nível de água no ribeirão.

 De acordo com o professor, se tratava de uma lagoa de captação de água. “Recebi informações de que havia peixes mortos e fui verificar. Isso aconteceu, provavelmente, porque o nível está baixo”.

O diretor José Valdemir Spada, do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente, explicou que no local existem duas lagoas de captação, mais o ribeirão, que fica entre as lagoas. “Não é retirada água do ribeirão. A primeira lagoa de captação é Luis Delfini e a segunda, a Carmelindo Lopes. O Campestre é paralelo à represa”, contou.

Em nota, a Cetesb informou que uma inspeção foi realizada no local, constatando que a morte dos peixes ocorreu no ribeirão Campestre, em trecho abaixo da represa de reservação de água para abastecimento público de Saltinho.

A situação do ribeirão, no trecho inspecionado, era de ausência de fluxo de água, decorrente da estiagem. Ainda segundo a Cetesb, a mortandade ocorreu em lagoa que se formou no leito do ribeirão, em função da inexistência de fluxo de água.

As condições verificadas na lagoa foram de uma lâmina d’água de cerca de 20 cm, com temperatura de 30ºC e concentração de oxigênio dissolvido de 0,3 mg O2/l, impossibilitando a sobrevivência dos peixes.


 



 Copyright © 1995-2012
 Fundado em 4 de agosto de 1900
 Trabalhe Conosco






Assine o Jornal de Piracicaba: 19 3428 4190
Balcão Pequenos Anúncios: 19 3428 4140