Capital paulista tem eventos interessantes de cinema; veja alguns selecionados

A capital paulista tem vários eventos ligados ao cinema para o fim de semana. Confira abaixo alguns deles selecionados pelo Divirta-se, do jornal O Estado de S. Paulo.

Ciclo Mizoguchi
Até 6 de março, o cinema do IMS Paulista, em parceria com a Fundação Japão, vai dedicar sua programação ao diretor e roteirista japonês Kenji Mizoguchi. No domingo (25), há sessão de A Nova Saga do Clã Taira, às 14h, e de Os Amantes Crucificados, às 18h. Um pouco mais tarde, às 20h, é a vez A Princesa Yang Kwei Fei, que encerra o dia. IMS. Av. Paulista, 2.424, Bela Vista, 2842-9120. R$ 4.

Cine ao Ar Livre
Até o domingo, 25, o evento, que visa promover a ocupação criativa do espaço público com sessões gratuitas de cinema, ocorre na Praça Ayrton Senna, ao lado do Parque Ibirapuera. Serão exibidos quatro filmes por dia, incluindo títulos infantis e produções nacionais. No sábado (24), tem Moana – Um Mar de Aventuras (10 horas); O Casamento de Romeu e Julieta (13h); De Onde Eu Te Vejo (15h30); e, por fim, Cidade de Deus (17h30). Praça Ayrton Senna. R. Curitiba, 290, Paraíso. Grátis (inscrições pelo site).

Cinegruta
A Casa Mário de Andrade realiza a primeira edição do evento com a exibição do curta Rua da Paz (1977), de Charles Chaplin, na quarta-feira, 28, às 19 horas. O filme será acompanhado por uma trilha sonora executada ao vivo pelo músico Gabriel Levy. No curta, Carlitos (Charles Chaplin) é um vagabundo que conhece Edna em um centro de ajuda social no bairro por onde perambula e, para impressioná-la, aceita ocupar o posto vago do policial que supervisiona a Easy Street, uma rua sem lei. Casa Mário de Andrade. R. Lopes Chaves, 546, Barra Funda, 3666-5803. Grátis (retirar ingresso 1h antes).

CineMagia: Passado e Futuro do Cinema
O documentário que narra a história das videolocadoras de São Paulo será exibido para o público na 2ª (26), às 19h30, no Senac Lapa Scipião. O evento conta com a presença do diretor do longa, Alan Oliveira; Daniel Grizante, professor da pós-graduação em Animação; além de Ediwn Perez, docente da área de Audiovisual da unidade. Senac Lapa Scipião. R. Scipião, 67, Lapa, 3475-2200. Grátis (informações e inscrições pelo site).

Esse Bumbo É Meu
No sábado, 24, às 15 horas, o Sesc 24 de Maio, no centro da capital, exibe o filme Esse Bumbo É Meu, que tem direção de Ruy Reis, Paula Simões, Dagmar Serpa, Marina Chekmysheva e Daniel Mirolli. O documentário apresenta a luta das mulheres do samba para manterem viva a cultura de seus ancestrais, enfrentando preconceitos e conflitos com a política local. Após a projeção, haverá um debate com os realizadores. Sesc 24 de Maio. R. 24 de Maio, 109, República, 3350-6300. Grátis (retirar ingresso 30 min. antes).

Memória do Cinema Espanhol: Vicente Aranda
O Instituto Cervantes de São Paulo presta homenagem a um dos grandes cineastas espanhóis, Vicente Aranda, exibindo cinco de seus filmes, até 22/3. Violência e sexo são recorrentes em suas produções, que buscam entender a natureza humana e não se limitam a temas do país europeu. Na 5ª (1), às 19h, será projetado o longa Assassinato no Comitê Central. Instituto Cervantes. Av. Paulista, 2.439, metrô Consolação, 3897-9600. Grátis.

Que Língua Você Fala
O CineSesc projeta o filme na segunda-feira, 26, às 11 horas. Após a sessão,tem bate-papo com a diretora da produção, Elisa Bracher. O enfrentamento e a adaptação a uma nova língua e cultura são tratados no longa, que revela questões com as quais imigrantes se deparam em diversos países. CineSesc. R. Augusta, 2.075, Cerqueira César, 3087-0500. Grátis (retirar ingresso 1h antes).

São Paulo – Cinema Anônimo
O Centro Cultural São Paulo recebe a mostra, até a quarta-feira, 28, com curadoria de João Campos e Rodrigo Pinto, que propõe definir um cinema paulista dentro do cenário independente. O evento inclui sessões de longas e curtas-metragens contemporâneos, promovendo debates com realizadores e curadores da mostra. Na 6ª (23), tem sessão de Escolas em Luta (15h), além da exibição de curtas diversos. CCSP. R. Vergueiro, 1.000, metrô Vergueiro, 3397-4002. Grátis (retirar ingresso 1h antes). Programação completa.

Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem
Até o domingo, 25, a Cinemateca Brasileira homenageia os 80 anos de Sylvio Back – 60 deles dedicados ao cinema. Suas produções se destacam pela investigação histórica do autoritarismo brasileiro, em episódios associados a grandes conflitos armados, como a Guerra do Paraguai e a influência nazista no Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial. No sábado (24), às 17h, será projetado Guerra do Brasil. Cinemateca Brasileira. Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, 3512-6111. Grátis (retirar ingresso 1h antes).