‘Caricaturas, um projeto gráfico de vida’ no sábado

Bate Papo ‘Caricaturas, um projeto gráfico de vida’, com Érico San Juan. Sábado (17), às 10h, na Bauhaus Piracicaba. (foto: Divulgação)

A escola Bauhaus Piracicaba recebe o caricaturista Érico San Juan para o bate papo “Caricaturas, um projeto gráfico de vida”, no qual o profissional resgata trabalhos e a vivência de quase 30 anos de carreira. O encontro acontece no sábado (17), das 10h às 11h30.

A entrada é gratuita. Após a conversa, o palestrante também promove uma performance de caricaturas ao vivo.

De acordo com o artista, que iniciou a carreira no Jornal de Piracicaba, em 1991, com a produção das tiras ‘Dito, o bendito’, a palestra é uma forma de divulgar a versatilidade da profissão. “Acho a conversa importante para mostrar como o artista gráfico pode ter múltiplas funções e linguagens.

Minha carreira começou, em sua primeira fase e antes da internet, na imprensa, fazendo tirinhas. Em uma nova fase, trabalho mais com caricaturas, ilustrações para capas de CD e livros, uma outra linguagem”, conta. Um ponto que San Juan considera importante e também abordará no evento são as mudanças que a tecnologia e a internet causaram ao trabalho gráfico. “A tecnologia transformou o trabalho do ilustrador e me transformou também.

Não tenho nostalgia de tempos passados, as coisas melhoraram com a tecnologia”, afirma. Aos novos estudantes e aspirantes da profissão, Érico indica que o trabalho seja feito de forma destemida e com intercâmbio de conhecimentos. “Tudo o que parece impossível é só difícil. Tenha contato com quem atua no que você pretende fazer. Como caricaturista, digo: ‘meta a cara’”, incentiva entre risadas. “O mundo está aí para você colocar o seu humor e a sua arte”.

SERVIÇO

Bate Papo ‘Caricaturas, um projeto gráfico de vida’, com Érico San Juan. Sábado (17), às 10h, na Bauhaus Piracicaba – rua José Pinto de Almeida, 258, Bairro Alto. Informações (19) 2534-3722. Entrada gratuita.

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.b