Cartagena: o Caribe da América do Sul

Rica em paisagens naturais, Cartagena também oferece roteiro em seu Centro Histórico: destino inesquecível

Banhada pelo mar do Caribe e um destinos mais procurados no norte da América do Sul, a cidade de Cartagena, também conhecida como Cartagena das Índias, no distrito de Bolívar, na Colômbia, é um perfeito destino para os apaixonados por história e que gostam de desfrutar de paisagens do Caribe em plena América do Sul. O escritor Gabriel García Márquez, com o objetivo de fugir da violência presente na capital, se mudou para Cartagena nos anos 40 e se ainda estivesse vivo, com certeza recomendaria o local para seus leitores.

CENTRO HISTÓRICO
O Centro Histórico de Cartagena, também conhecida como cidade amuralhada, foi o palco de diversos acontecimentos culturais e históricos da Colômbia. Em 1979 foi declarado patrimônio histórico da Colômbia e cinco anos depois recebeu essa honraria da Unesco. O visitante que quer conhecer a cidade tem três opções: o passeio a pé, também conhecido como Free Walk Tour, de bicicleta e também de carruagem, sendo que cada um possui seus próprios encantos.

Na opção a pé, uma das principais atrações é a Torre Del Reloj (Torre do Colégio), já que serve de entrada para o centro histórico e durante seu  período colonial funcionava como mercado de escravos. O Portal de los Dulces chama atenção principalmente pelos seus doces, mas também por sua magnífica arquitetura, com seus belíssimos aros. Se o visitante quiser ter uma vista incrível do mar do Caribe, a melhor opção é o Café del Mar e vale muito a penas chegar cedo para assistir o pôr do sol em um local privilegiado.

A praça de Santo Domingo é um local bastante agitado e conhecê-la utilizando uma bicicleta é uma experiência incrível, já que além de ser um local bastante agitado, também se encontra
uma famosa escultura de Fernando Botero. A Igreja de Santo Domingo, com sua bela arquitetura barroca também é uma opção imperdível, porém o local só abre durante os
horários das missas.

PRAIAS
As principais praias da cidade fi cam nas ilhas em Cartagena, já que são as praias com fama de paradisíacas. O arquipélago Islas Rosario é a principal atração e fi ca apenas uma hora de barco saindo da cidade. A maior do arquipélago é a Isla Grande, porém diversas praias no local são privativas de hotel, então é recomendado que as pessoas fiquem alguns dias hospedados na ilha, já que a calmaria por lá é única.

A Isla Marina é a segunda maior do local e também contém praias privativas. Ela é paradisíaca e reservada, o que a deixa sempre vazia. O mar é calmo, como nas outras ilhas, e o local é ideal para famílias com crianças pequenas ou casais que querem aproveitar juntos.

A Isla Barú fica neste arquipélago e tem praias lindas, porém estão sempre cheias e com diversos vendedores. A melhor opção é a Playa Blanca, com águas transparentes, areia branca e um ambiente mais tranquilo.

Na área continental, Cartagena também tem muitas praias, como de Bocagrande, a El Cabrero e a Marbella. Elas costumam ficar cheias, mas possuem águas mais amarronzadas o que
as tornam menos atrativas.

 

Mauro Adamoli