Cartazes do Salão e Salãozinho de Humor de 2018 são lançados

Os cartunistas Laerte Coutinho e Ziraldo Alves Pinto são os autores, respectivamente, dos cartazes da 45ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e do 16º Salãozinho de Humor, que têm previsão de abertura em 25 de agosto. Os materiais de divulgação das mostras de arte gráfica foram apresentados em coletiva de imprensa ontem.
 
 
O cartaz do 45º Salão Internacional de Humor consiste em uma releitura do trabalho premiado na primeira edição do evento, em 1974, que tratava de um rei que mandou prender o único que dissera a verdade a ele. O trabalho atual é composto por uma figura em julgamento, sendo torturada e gritando “Não foi golpe!”. “É impressionante como, mesmo após mais de 40 anos, a gente volta a se preocupar com a liberdade de expressão”, falou Laerte. “É o desenho que marca a história do Salão de Humor, atualizado no atual contexto político. Voltamos à questão da censura da informação”, comentou o presidente eleito do Salão de Humor, Paulo Caruso.
 
 
Para o Salãozinho, Ziraldo ilustrou um menino colorindo o letreiro da mostra de trabalhos infantis. Conforme o diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), o chargista Erasmo Spadotto, cartazes do Salãozinho serão encaminhados para escolas da cidade e da região a fim de despertar, em crianças a partir dos 7 anos de idade, o interesse pelo desenho.
 
 
Ainda de acordo com Spadotto, já estão confirmados para integrarem o júri de premiação do Salão 2018 Nasrin Abdosheykhi, Dalcio Machado e Luciano Veronezi. O evento é realizado pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo). “O Salão terá sucesso, já é consolidado”, comentou Barjas Negri ontem.
 
 
A AHA (Associação dos Amigos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), representada na coletiva de imprensa pelo seu diretor, Adolpho Queiroz, realizará no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, como parte da programação do Salão, a exposição Pira Cartun, para mostrar o desenvolvimento profissional de artistas piracicabanos.
 
 
CATÁLOGO — O catálogo do 44º Salão ficou pronto recentemente, conforme a diretoria do Cedhu, e será distribuído nos próximos dias aos artistas participantes da mostra, júri, apoiadores e patrocinadores.