Cartório de Piracicaba realiza mutirão biométrico

Ação acontece das 8h às 13h, sem necessidade de agendamento. (Foto: Claudinho Coradini / JP)

Apenas 25,88% dos eleitores de Piracicaba aderiram, até o momento, ao Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral. De acordo com a chefe da 270ª Zona Eleitoral da cidade, Luciana Daniel, a procura está bem abaixo do esperado e a intenção é que mais eleitores façam a revisão biométrica a fim de evitar filas no final do prazo.

Para resolver este problema, hoje, os cartórios eleitorais abrirão, das 8h às 13h, para Mutirão de Biometria na cidade.

Segundo Luciana, apesar de em Piracicaba a biometria ser obrigatória somente em 2022, os cartórios estão adiantando a mudança. “Mas a procura está aquém das nossas expectativas”, afirmou.
A cidade de Piracicaba conta atualmente com 285.759 eleitores e 74.487 fizeram a revisão biométrica conforme informou Luciana.

Luciana explicou que O prévio agendamento faz com que o eleitor não fique esperando, pois será atendido no horário marcado. O agendamento é feito pelo site do TRE/SP, clicando-se em agendamento biométrico. “Mas quem não quiser agendar, pode vir até o cartório e pegar senha e aguardar o atendimento”, acrescentou.

O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h. As três zonas eleitorais estão localizados no mesmo endereço: Rua São José, 940, Centro e atendem os municípios de Piracicaba, Saltinho, Rio das Pedras e Charqueada.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor da Justiça Eleitoral tem como principal objetivo fortalecer a segurança do processo eleitoral, por meio do registro da impressão digital dos eleitores, a fim de garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que aquele que se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral/revisão.

Para fazer a biometria, é necessário levar documento oficial de identificação original, comprovante de residência dos últimos três meses e o título, caso tenha.

 

Beto Silva
[email protected]