Cartórios eleitorais fazem plantão da biometria amanhã

Número de piracicabanos que fizeram a biometria (29,85%) está bem abaixo das expectativas. (Foto: Amanda Vieira/JP)

Dos 286.570 eleitores de Piracicaba, 85.789 deles fizeram o recadastramento biométrico que prevê a coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. O número de piracicabanos que fizeram a chamada biometria – apenas 29,85% do eleitorado – está bem abaixo das expectativas dos três cartórios eleitorais da cidade.

O Programa de Identificação Biométrica do Eleitor da Justiça Eleitoral tem como principal objetivo fortalecer a segurança do processo eleitoral, por meio do registro da impressão digital dos eleitores, a fim de garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que aquele que se apresentar no momento do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral/revisão.

Em Piracicaba, a biometria ainda não será obrigatória nas eleições municipais de 2020 e o prazo para que todos os eleitores estejam identificados pelo sistema começa a contar de novembro de 2020 a dezembro de 2021, quando todo os eleitores brasileiros deverão ter feito o recadastramento biométrico.

De acordo com a chefe do 93ª Zona Eleitoral, Carolina Gean Giácomo Rabelo, um mutirão será realizado amanhã pelos cartórios eleitorais da cidade. O serviço será feito mediante agendamento online.

Segundo ela, o limite de agendamento já está esgotado, porém, os eleitores que comparecerem receberão senhas. “Nós encerramos a distribuição de senhas por volta das 11h”, afirmou.

Para o atendimento é necessário apresentar o título de eleitor, RG, comprovante de endereço. Para os homens que forem tirar o primeiro título, além dos documentos acima, é preciso apresentar o certificado de reservista.

Os próximos plantões, acontecem em 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro, no mesmo horário: das 8h às 13h. As três zonas eleitorais estão à rua São José, 940, Centro.

 

Beto Silva

[email protected]