Casa do Povoador abre exposição ‘Arte em Compota’

A visitação acontece entre 10 de maio e 30 de junho. (Foto: Divulgação)

A Casa do Povoador abre amanhã (10/05), às 16 h, a exposição “Arte em Compota”, que conta com a exibição mais de 100 obras produzidas em vidros para compotas. A mostra fica disponível para visitação, na galeria Alberto Thomazzi, até o dia 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h, e aos sábados e domingos, das 13 h às 17 h. A entrada é gratuita.
A mostra é composta por trabalhos artísticos construídos com técnicas em aquarela, óleo, acrílica, nanquim, patchwork, assemblagem, escultura, fotografia e até literatura. As compotas trazem, em sua maioria, gravuras relacionadas a paisagens, com traços delicados e cheios de beleza.

A exposição é resultado de um concurso promovido pela SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), com inscrições que aconteceram entre 1 e 26 de abril. A regra para participação consistia no envio de no mínimo dois trabalhos e no máximo quatro deles por artista. As artes deveriam ser colocadas exclusivamente na parte interna dos vidros, que obrigatoriamente mediriam até 20 centímetros de altura e até 12 cm de diâmetro na base, e ainda com as tampas dos potes cobertas por tecido.

Ao todo, foram inscritas 177 obras de 69 artistas piracicabanos, mas também de Mogi-Mirim, Campinas, Hortolândia, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Após analisados pela Comissão Julgadora – formada por Patrícia Claro, Odair Demarchi e Fabiana Pantarotto – foram selecionados 113 trabalhos de 53 artistas.

“A compota guarda aquilo que é doce e bom, faz parte do dia a dia. A ideia de unir a arte à compota surgiu para levar a ideia de que é possível se alimentar da arte”, explica Margarete Zenero, diretora da Casa do Povoador. “A arte é transformadora e, se fosse oferecida às pessoas diariamente, teria o poder de desenvolver a sociedade culturalmente”.
Ainda é estudada a possibilidade de que, findada a exposição, os trabalhos sejam distribuídos por restaurantes da cidade para continuarem acessíveis à população.

“Arte em Compota” é uma realização da SemacTur e da Casa do Povoador, com apoio cultural da Rede Drogal, Empório São João e Jussara Doces Artesanais.

 

SERVIÇO
Exposição “Arte em Compota”. Abertura amanhã (10/05), às 16 h, na Casa do Povoador – Av. Beira Rio, s/n, Centro. Entrada gratuita. Mais informações pelo telefone (19) 3434-8605.

 

Mariana Requena
mariana.requena@jpjornal.com.br