Casa mais aconchegante no inverno

Pintar uma parede, acrescentar almofadas, mantas e plantas renovam o ambiente e o deixam mais caloroso para a nova estação

Frio lembra chocolate quente, vinho e um bom filme no conforto do sofá. Mas você já pensou que certos detalhes podem fazer com que o seu lar fique ainda mais aconchegante nos dias de frio?
A designer de interiores Patricia Souza, da Predilecta Móveis Planejados, ensina que pequenas mudanças podem fazer toda a diferença quando se quer atualizar a casa para uma estação – e convenhamos que não dá para ficar redecorando o cômodo todo a cada período do ano, né? “Pintar uma parede investindo em cores quentes, acrescentar almofadas, mantas ou peles sintéticas, plantas: tudo isso pode ajudar a atualizar o ambiente”, explica. “As mantas são curingas na decoração e no inverno são protagonistas de composições aconchegantes. Então, tire do fundo do armário a coberta ou manta mais bonita que tiver e deixe em cima da cama, pois elas vão deixar a composição fofa e confortável”.
Para manter o ambiente mais quente, uma ótima dica é a aplicação de tapetes, por ser um tipo de isolante térmico. Funciona assim: o tapete, ao ser colocado em um piso frio, como cerâmica ou porcelanato, estabelece uma barreira entre o chão e os pés, que tenderiam a realizar troca de calor para igualar a temperatura – ou seja, o calor sairia da pele e os pés ficariam tão gelados quanto o piso.
Opções felpudas, como a lã, dão um ar bem invernal ao local, sendo uma tática para entrar no clima na estação e deixar o ambiente ainda mais elegante.
A Pantone é uma empresa norte-americana mundialmente conhecida por seu sistema de cores, com tonalidades e nomes próprios. É a Pantone quem define, todos os anos, quais serão as cores das estações que dominarão as semanas de moda, o que influencia diretamente o design de interiores e a decoração. Para este outono-inverno, foram selecionadas 12 tendências de cores, além de quatro tons clássicos repaginados.
Nos avermelhados, que são clássicos do frio, a cor “Chili Pepper” é um vermelho pimenta, mais aberto, enquanto o “Biking Red” configura um tom mais fechado, a caminho do bordô. Os amarronzados são as estrelas do Inverno 2019. O “Rocky Road” é um marrom sólido, que remete à terra, o “Sugar Almond” já é mais caramelado, enquanto o “Dark Cheddar” já parte para um mostarda vibrante.
Ainda sobre espaço para cores chamativas, como rosas e azuis, e também para os mais sóbrios: cinzas, brancos e rosados. “Extremamente versáteis, os tons sóbrios, como vão muito bem com praticamente qualquer cor, podem ser usados em maior escala, aplicados a móveis, sofás, poltronas e tapetes. São excelentes pontos de partida para formar a base de um ambiente”, ensina Patricia. As demais cores, os tons vibrantes, devem pontuar o décor em paredes, adornos e outros complementos. Valem também para sofás e móveis, para os mais ousados.
Um estilo de decoração já bem famoso é o Escandinavo, inspirado nos países mais frios ao norte do globo. Mesmo consagrado, ele pode ser repaginado para este ano com a adição de cores chamativas. “A decoração escandinava tem um conceito minimalista, com linhas retas, paredes e móveis brancos, além de uma paleta de cores neutras. É caracterizado pela luz natural e muita simplicidade. Para repaginá-la, podemos substituir os tons neutros das mantas, almofadas, quadros e objetos decorativos”, Patricia dá a dica.
Apesar de todas as indicações, a especialista deixa claro que o importante mesmo é que a decoração do lar tenha a cara de seus moradores. “A ideia de conforto está sempre ligada à personalização. Os móveis, a iluminação e as cores devem sempre demonstrar a personalidade e a singularidade de seus moradores. Mesmo que as referências relacionadas às cores, formas e texturas mudem ao longo dos anos, o conceito conforto continua sendo essencial para que o ambiente de uma casa seja aconchegante aos moradores”, afirma a designer. “Então, se você está em busca de aliar conforto a sua decoração, invista um tempo em pesquisas específicas para achar as melhores referências para você em cores, objetos decorativos, móveis, além de arquitetos e outros profissionais especializados na decoração de ambientes”.