CasaChá, a hipster piracicabana

Infusão Nina

Mais do que um simples café é oferecer uma experiência memorável. Essa é a proposta da CasaChá Blends, inagurada recentemente em Piracicaba. Os irmãos Gabriel e Pedro Varela, e esposa do primeiro, Letícia, são os proprietários do local, que conta com recepção intimista, dedicada a fazer o cliente se sentir confortável e, principalmente, a encontrar a bebida perfeita para cada um.

A ideia de concepção do local se deu por conta da mãe dos rapazes, que adora chá. Gabriel é sommelier, e estuda bebidas em geral. Percebendo que não existia em Piracicaba um local com proposta parecida a da CasaChá, o trio se lançou no empreendimento. “Servir todo mundo faz. Colocar folhas do chá em um infusor e passar para a xícara, todo faz. O nosso conceito é vender experiência, e não o produto”, afirma ele. “Para isso, trazemos o método na mesa. Eu quero que o cliente participe de quase todos os processos”.

Café grão de Bourbon Amarelo

Em um ambiente decorado em um estilo rústico, localizado na Avenida Independência surpreende pela capacidade de transportar o visitante para uma viagem sem sair do lugar. O clima, a recepção, o local e a música – jazz e blues – fazem o cliente esquecer de que está em Piracicaba e o transporta para alguma cafeteria hipster das cidades europeias.

A bebida, que pode ser chá, café ou vinho, é escolhida com base nas preferências individuais de cada consumidor. A preparação de tudo é, praticamente, como assistir a uma obra de arte sendo preparada em sua frente. “Nosso local é bem menor por conta de querermos menos clientes por vez, para que possamos oferecer mais atenção a eles, e para que ele saia daqui entendendo o motivo das coisas serem feitas como são”, diz.

Empanada argentina

A bebida campeã de pedidos na casa é o chá Nina, que, especificamente, se trata de uma infusão, já que não leva folhas da Camellia Sinensis, ingrediente obrigatório para que uma bebida possa ser considerada chá, segundo explica o sommelier. Com sabor adocicado e cor levemente rosada, a infusão é bem frutada, já que leva kiwi, cereja, cramberry, maçã e flocos de coco na composição.

Outra opção, ainda se tratando de infusões, é o Rooibos Limone, que é gelado, batido na coqueteleira, e forma um colarinho de espuma que o deixa com aparência de chopp. O Rooibos é preparado com folhas de rooibos verde, capim limão e casca de limão. O sabor não chega a ser amargo, mas é bem menos doce do que o Nina – e muito mais refrescante.

Banoffee com ganache de chocolate

Aos amantes do velho e bom café, a sugestão fica por conta de um bourbon amarelo, com sabor cítrico e toque de especiarias, o que o método do filtro realça ainda mais. A coloração final é um pouco avermelhada e Gabriel sugere que ele deve ser tomado sem açúcar, para que experiência seja autêntica e a qualidade do café seja atestada, já que uma boa bebida deve ser naturalmente doce.

Infusão Rooibos Fresh

A CasaChá Blends fica na Avenida Independência, 1840 (Edifício Head Tower). Para mais informações, o telefone para contato é o 3426-3727.

Mariana Requena

(Fotos: Amanda Vieira/JP)