Casarão do Turismo sedia exposição sobre esporte aéreo

Balão Imagem é uma das que integram mostra. (Foto: Divulgação)

O Casarão do Turismo sedia até dia 02 de setembro, sempre aos sábados e domingos, a exposição Piracicaba Vista de um Balão. A mostra reúne mais de 40 peças, entre fotos, vídeos, artigos informativos, troféus de campeonatos e equipamentos de balonismo. O material, cedido pela Trilha no Vento e Voe Aventure, ficará disponível para visitação das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

De acordo com os organizadores da mostra, Ivan Pinelli e Felipe Santucci Ribeiro, o balonismo oferece a contemplação de paisagens únicas e a exposição foi criada com o intuito de apresentar aos visitantes a perspectiva de um balão e os equipamentos necessários para o esporte aéreo. “Queremos que a população conheça a cidade de um novo ângulo”, falou Ribeiro.

O nascimento do balonismo foi em 1783, quando dois irmãos franceses, Etiene e Joseph Montgofier, realizaram o primeiro teste com um balão. O voo foi visto por quase toda a população de Paris na época. No Brasil, o primeiro voo de balão ocorreu em 1885. Em 1987, foi fundada a ABB (Associação Brasileira de Balonismo), entidade máxima do esporte no Brasil. Atualmente existem campeonatos do esporte do por todo o mundo. Algumas das provas de balonismo são Fly In, Fly On, Caça à Raposa e Key Grab.

SERVIÇO — Exposição Piracicaba Vista de um Balão, no Casarão do Turismo (Rua do Porto). Visitação: até 2 de setembro, aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h30. Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-2635

(Da Redação)